INFORMAÇÃO E COMPETITIVIDADE CAMINHAM JUNTAS E A GENTE MOSTRA POR QUÊ

Se você está presente no e-commerce sente na pele o tamanho do desafio para ser competitivo na web, já que a concorrência é cada vez mais acirrada. A briga pelo cliente é decidida nos detalhes, que levam em conta o preço, as ofertas e as características do produto.

Diante de tantas variáveis, como você consegue saber de forma confiável como estão se comportando os seus concorrentes, que preços estão praticando em produtos similares aos seus e em que canais de venda estão presentes, por exemplo? Ou, para o caso de redes de varejo, como saber quais produtos o seu concorrente está ofertando?

Esses detalhes fazem toda diferença na hora de ganhar a preferência do consumidor. Na semana em que celebramos o dia dele, consumidor, o presente é uma dica de ouro: o monitoramento de mercado pode te dar a vantagem competitiva que sua empresa precisa para se destacar no seu mercado de atuação.

As empresas que têm acesso a dados de mercado conseguem tomar decisões estratégicas baseadas em diagnósticos precisos e acertar o rumo dos negócios. Para compor o preço perfeito do produto, aquele que dá a maior lucratividade sem perder share de mercado, não basta calcular o custo e presumir um percentual de lucro, é preciso olhar para o mercado e ver o valor que os concorrentes estão praticando para produtos do mesmo patamar que o seu, levando em conta o posicionamento da marca e o público de interesse. Para lançar novos produtos, por exemplo, é imprescindível obter uma visão completa de mercado, com relatórios que te digam as características dos itens presentes nos canais de venda e, assim, consigam apontar o que ainda tem espaço para ser explorado.

Nas estratégias de marketing, o acesso a dados de mercado torna todas as tomadas de decisão mais ágeis e acessíveis, acompanhando a velocidade de variação de ofertas que só o mercado online é capaz de oferecer. Dá pra ver como os canais estão ofertando os produtos da marca, em quais não há estoque, o que possibilita a abertura de nova negociação com os revendedores, qual o preço praticado por cada canal de venda, o histórico de variação de preços, entre outras diversas informações relevantes.
Saber mais é a chave para vender mais. É por isso que existe o WebPrice, sistema de monitoramento de mercado online que compara produtos por subcategorias e oferece de maneira organizada em um dashboard acessível os dados relevantes do seu mercado. Entre em contato com a nossa inteligência de mercado e descubra como os nossos dados podem transformar os seus números.