DADOS: O NOVO TRUNFO PARA SE DESTACAR NO MERCADO
O poder dos dados consiste em oferecer direcionamento para que empresas de todos os portes possam crescer de forma consistente.
Muito se fala que os dados são o novo petróleo. Desde a escolha de um filme, do destino de uma viagem, passando pela seleção de qual amigo acompanhar nas redes sociais, as informações disponíveis na internet norteiam as nossas decisões e direcionam as ações na vida. Com relação ao mercado, não é diferente.
Para empresas inseridas no mercado online, desde lojistas até fabricantes, ter acesso a dados atualizados sobre preços, produtos e concorrência oferece vantagem competitiva. Para o CEO da WebGlobal, Mauricio Cardoso, dependendo da natureza e do porte da empresa, as informações obtidas podem ser empregadas em diferentes ações.
INDÚSTRIA
De maneira macro, indústrias podem monitorar o mercado online para verificar por qual preço os revendedores estão oferecendo seu produto, cuidando para que a cadeia competitiva não seja destruída, ou verificar se o mix de produtos está ajustado ao mercado.
VAREJO
Para varejistas, os dados são utilizados normalmente para acompanhar os preços da concorrência e se manter na briga pela preferência do cliente. As informações coletadas do mercado oferecem a possibilidade de olhar para a realidade de uma forma nova, que talvez o tomador de decisões não consiga ver no dia a dia porque está imerso na maneira usual de planejar as ações.
INSIGHTS PARA TODOS
O importante é compreender que não existe uso certo ou errado dos dados. A partir do perfil da empresa, da sua história e know how, serão apontados diferentes direcionamentos estratégicos. Uma empresa pode avaliar o mercado e decidir investir, por exemplo, em produtos com pouca disponibilidade no mercado ou, por outro lado, entrar em um segmento em que há um grande número de ofertas, o que indica maior demanda, e oferecer uma solução diferenciada aos clientes.
Seja qual for a situação, o poder dos dados oferece possibilidades para potencializar a inteligência competitiva e está à disposição de todas as empresas. Na atualidade, ainda é possível dizer que o uso de dados é um diferencial, mas em um futuro próximo, com o acirramento cada vez maior da concorrência e a exigência qualificada do consumidor, pode ser a chave para a sobrevivência das empresas.
Você ainda não toma decisões baseadas em dados?
Nossa inteligência de mercado pode te ajudar a ter informações precisas e atualizadas.