SAIBA TUDO SOBRE MARKUP – O QUE É E COMO APLICAR E FAZER O CÁLCULO
Markup é um método de precificação baseado no custo do produto ou serviço. Ou seja, é um índice aplicado para a formação do preço de venda. Ele é composto pelas despesas fixas, despesas variáveis e pela margem de lucro estimada. A soma dos três fatores é multiplicada pelo preço do custo, formando assim o preço final.
Independentemente do tamanho da empresa e do volume de vendas, o Markup é um dos métodos mais eficazes de precificação de produtos ou serviços. É um método muito utilizado no e-commerce porque ele garante maior segurança nas vendas. Ele ajuda, por exemplo, estabelecer limites para as promoções.
Mas muitos empreendedores ainda não consideram todos os elementos que compõe o custo para então, formarem o preço de venda. Eles simplesmente adicionam uma “margem de lucro” que consideram adequada, sem pensar em todas as despesas, um grande erro. Dessa forma, na maioria das vezes o produto não atinge a expectativa de lucro.
O QUE SÃO DESPESA FIXAS, DESPESAS VARIÁVEIS E MARGEM DE LUCRO?
As despesas variáveis são as essenciais para o faturamento do seu e-commerce. São os gastos que estão ligados diretamente ao volume vendido em um determinado período. Ou seja, quanto mais você vende, mais despesas variáveis você tem. Exemplos: matéria-prima, ICMS, comissões de funcionários.
Já as despesas fixas são as mais estáveis, as que não dependem do volume de vendas. São as contas mensais que toda empresa tem. Exemplos: aluguel, luz, salário fixo dos funcionários, hospedagem do site.
A margem de lucro é o valor que se espera após pagar todas as despesas fixas e variáveis. É possível optar por uma margem de lucro igual para todos os produtos ou serviços, ou estimar uma margem para cada produto.
O QUE DEVO CONSIDERAR PARA FORMAR O PREÇO DE VENDA UTILIZANDO O MARKUP?
O preço do produto ou serviço deve ser igual a somatória de todos os elementos (despesas) e mais o lucro desejado. Para calcular é preciso considerar o percentual de despesas variáveis de cada unidade do produto ou serviço a ser vendido. Em seguida, você deve analisar o histórico de despesas fixas da sua empresa, para saber exatamente os valores que deverá usar no cálculo. E logo após, definir qual é o percentual de lucro que você deseja para cada produto.
COMO FAZER O CÁLCULO DE MARKUP PASSO A PASSO
Vamos dizer que um determinado produto venda em média 2.000 unidades mensais.
Devemos também verificar qual o custo fixo da empresa no mês. Estes dados envolvem itens como salários, aluguel, energia, encargos, telefone, internet, entre outros custos que sejam fixos. Vamos usar de exemplo R$5.600,00. Então ficaria:
Custo Fixo Unitário = R$5.600,00 / 2.000 un = R$2,80 / un / mês
O custo variável unitário é o valor unitário que foi adquirido cada produto, já colocando no cálculo gastos com frete e embalagem, por exemplo. Vamos usar que compramos cada produto por R$1,05.
Custo Variável Unitário = R$1,05 / un / mês
Agora vamos ao custo total unitário:
CUSTO TOTAL UNITÁRIO (CTU) = R$2,80 + R$1,05 = R$3,85 / un / mês
Em cima desse valor, devemos incidir os seguintes custos sobre a venda do produto. Exemplo: ICMS=18%; PIS=0,65%; COFINS=3%; CS=1%; IR=2,4%; comissões de venda para o comercial=5%; margem de lucro que desejo=15%.
Custos Incidentes sobre a Venda:
A soma de todos estes itens citados logo acima fica em: 45,05%
Com os primeiros dados definidos, vamos a fórmula de cálculo:
Preço de Venda Unitário (PVU):
PVU = CTU / [1 – (CSV / 100)]
PVU = R$3,85 / [1 – (45,05 / 100)]
PVU = R$3,85 / [1 – 0,4505]
PVU = R$3,85 / [0,5495]
PVU = R$7,00
Agora vamos ao cálculo de porcentagem do Markup que poderá ser aplicado em todos os produtos da empresa:
Markup: MK = (PV – PC) / PC
Preço de venda (PV) = R$7,00
Preço de custo (PC) = R$3,85
Então:
MK = (R$7,00 – R$3,85) / R$3,85
MK = R$3,15 / R$3,85
MK = 0,818
Para termos o Markup em percentual, basta multiplicarmos esse valor por 100
MK = 81,8%
Para chegarmos ao Markup Multiplicador ou ao Índice de Marcação de Preço (IMP), basta somarmos a unidade ao Markup. Exemplo:
IMP = 1 + (MK / 100)
IMP = 1 + (81,8% / 100)
IMP = 1 + 0,818
IMP = 1,818
Agora o cálculo pode ser padronizado. Ou seja, se multiplicarmos o IMP pelo Custo total Unitário, chegaremos ao mesmo Preço de Venda Unitário (não sendo mais preciso realizar aquele grande cálculo que fizemos no início):
PVU = IMP × CTU
PVU = 1,818 × 3,85
PVU = 7,00
A partir de agora, basta multiplicar o Índice de Marcação de Preço (também conhecido como Markup Multiplicador) pelo Custo Total Unitário, como fizemos logo acima. O resultado será o seu Preço de Venda Unitário adequado.
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