Desde que o caso Americanas veio à tona, o marktetplace da marca vem sendo observado de perto, a partir de dados como o da variação de ofertas da plataforma, captada pelo sistema WebPrice. Outro possível movimento dos sellers presentes no Americanas.com, apontado por especialistas, seria o aumento de preços de produtos com o intuito de dificultar a venda.
Para verificar essa hipótese, A WebGlobal buscou no WebPrice as maiores variações de preço de produtos nas categorias que já vêm sendo analisadas nos estudos da empresa sobre as Americanas: Ar condicionado, bicicleta, fogão, celular, máquinas de lavar, micro-ondas, refrigerador e TV. Entre elas, foram encontrados 262 produtos com aumento superior a 35% entre 11 e 30 de janeiro. Só a categoria de bicicletas registrou 68 itens acima desse ponto de corte.
O campeão de variação foi o micro-ondas 32 Litros – Espelhado – Brastemp, que passou de R$ 720,90 no dia 11 de janeiro para R$ 2.161,72, aumento de 199,8%. Em relação ao aumento absoluto de preço, o destaque é para a TV 86 Nanocell Lg 4k – Ultra Hd Smart, que custava R$ 13.877,88 no dia 11 e em 30/01 foi ofertada por R$ 31.839,80, mais de R$ 17 mil reais acima do preço do início de janeiro.
Para o diretor de produtos da WebGlobal, Marcelo Magalhães, existem possíveis causas para explicar o aumento significativo de preços de alguns produtos como uma alternativa à retirada de produtos do site das Americanas. A primeira é a de que vários sellers utilizam plataformas de integração para anunciar seus produtos em diversos marketplaces, em que não é possível retirar anúncios de apenas uma plataforma. Há também a questão de que a retirada das ofertas do site poderia prejudicar o rankeamento da empresa no Google, o que faz com que os vendedores optem por aumentar o valor e manter a oferta. Também é preciso levar em conta que aumentar os preços temporariamente e observar o movimento do mercado pode ser mais prudente do que sair do marketplace para depois voltar. Ao fixar preços acima dos praticados no mercado, os sellers podem estar sinalizando o receio em comercializar seus produtos na plataforma, possivelmente pelo risco em não receber o repasse das vendas.