BUY BOX: GANHE DESTAQUE NOS MARKETPLACES E VENDA MAIS
Entenda quais são os fatores que influenciam o destaque das ofertas nos marketplaces.
A internet democratizou a forma de comprar e vender produtos. Com a chegada dos marketplaces, ficou mais fácil anunciar no mercado online, já que o vendedor não precisa investir na estrutura de um site e de pagamentos para estar ao alcance do cliente.
Contudo, esse movimento gerou um novo tipo de concorrência. A disputa dentro dos marketplaces pela preferência dos consumidores na compra do mesmo produto leva os vendedores a criar mecanismos para se destacar. O grande objetivo passa a ser ganhar o Buy box, ou seja, estar no local de evidência, em que o cliente enxerga um produto antes dos demais.
Para conquistar esse espaço privilegiado, os sellers devem prestar atenção em vários aspectos da oferta. O primeiro, claro, é o preço. Oferecer o valor mais atrativo pelo mesmo produto aumenta muito as chances de um produto ficar em destaque.
Engana-se, porém, quem acha que o preço é o único fator de conquista do Buy Box. Outro item importante para o rankeamento das ofertas é o estoque. Anunciar um produto que não esteja disponível no estoque prejudica o posicionamento e, por isso, é preciso ter cuidado.
Não são todos, mas muitos marketplaces consideram também o valor do frete na hora de posicionar as ofertas. Oferecer um bom frete pode ser fator de diferenciação.
Por fim, mas não menos importante, estão as avaliações do produto. A reputação é item essencial para conquistar o tão desejado destaque no marketplace.
Por sorte, a tecnologia tem ajudado os sellers a monitorar o posicionamento no buy box, facilitando a tomada rápida de decisões para reverter posições negativas ou garantir o local de evidência. Eles apresentam o posicionamento dos produtos nos marketplaces em relação aos da concorrência e indicam se o seller está ganhando ou perdendo no Buy Box, facilitando muito a vida dos varejistas online. Aqui na WebGlobal, temos o WebPrice Marketplace, que permite o monitoramento do Buy Box, acompanhando os concorrentes e ajudando seus clientes a entender o mercado dos marketplaces.
Você ainda não toma decisões baseadas em dados?
Nossa inteligência de mercado pode te ajudar a ter informações precisas e atualizadas.