Ir para o conteúdo
  • Soluções

    Por Segmento

    Para Indústria

    Dados de mercado para gestão de preço sugerido, mix de produtos e análise de canais

    Para E-Commerce

    Monitoramento de mercado e concorrência para ter uma visão ampla do varejo online

    Use para

    Gestão de preço sugerido

    Saiba se a sua política de preço está sendo praticada corretamente

    Análise de mix de produtos

    Invista no mix de produtos sabendo como seus concorrentes anunciam suas ofertas

    Inteligência de preço

    Veja os preços praticados pelo mercado para ajustes de margem e demais ações rápidas

    Análise de canais de venda

    Saiba onde seus concorrentes estão vendendo e identifique ruptura de produtos por canais

    Análise de concorrência

    Identifique os players do seu mercado e monitore o comportamento dos seus concorrentes

    Relatório de frete

    Saiba valores, prazos e locais de entrega dos produtos da sua marca e concorrência

    Monitore Marketplaces

    1P e 3P

    Análises diárias dos marketplaces que você quiser monitorar

    Amazon

    Dados atualizados do maior marketplace do mundo

    Mercado Livre

    Monitore informações do líder no e-commerce brasileiro

  • Conteúdos

    Webinar

    Conversas com especialistas, sempre com foco na inteligência de dados

    Notícias

    Estudos e insights para usar o poder dos dados a favor da sua empresa

    Relatórios

    Acesse estudos aprofundados sobre diferentes segmentos de mercado

    Estudo de Marcas

    Uma análise gráfica e concisa do posicionamento de marcas no e-commerce

    Na mídia

    Confira os conteúdos da WebGlobal e WebPrice publicados na mídia

  • Agende uma demonstração
  • Login
Agende uma demonstração
Login

ICB-WebPrice
Cesta básica no online

Índice
Cesta Básica
WebPrice

ICB-WebPrice

R$ 597,94

22% mais barato em relação ao DIEESE*.

Cesta Básica dos produtos disponíveis pelo menor preço.

Agosto 2024

*Não é considerado o preço do frete/entrega nesse valor.

Saiba mais sobre a metodologia

Obetivo

Mensurar o custo de ofertas online em comparação aos resultados mensais coletados pelo DIEESE. Para o levantamento digital, são usados os mesmos parâmetros de pesquisa em relação a critérios de elegibilidade de localização, produtos, tipos, marcas e medidas.

A atualização diária do índice é viabilizada pelo sistema de inteligência de mercado WebPrice, que monitora em tempo real a disponibilidade e flutuação de preços de produtos com ofertas online.

O estudo inicial é realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em breve, a pesquisa será expandida para as 27 Unidades da Federação.

Universo da coleta

Entenda os critérios de seleção para a pesquisa

Mercados
Produtos
Tratamento dos dados

Mercados selecionados

  • Amostra: 12 supermercados online
  • Localidade: Porto Alegre/RS
 
Critérios:
  • Ranking de Supermercados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) de 2024;
  • Supermercados com ofertas online em site de domínio próprio;
  • Entrega disponível para Porto Alegre.
  •  

Produtos selecionados

O índice WebPrice considera a estrutura da Cesta Básica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que usa como base os critérios definidos pelo Decreto Lei nº 399, de 30 de abril de 1938. O texto determina os itens e quantitativos essenciais para sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta. Para a pesquisa em Porto Alegre, foi selecionado como referência os produtos e suas respectivas medidas conforme a Região 3 — Rio Grande do Sul.

Particularidades da amostra:

  • Foram consideradas pela amostra os mesmos três tipos de cortes usados pelo DIEESE (coxão mole [chã de dentro], coxão duro [chã de fora] e patinho, todos os cortes sem osso) em pedaços inteiros (desconsiderando outros cortes, como em bife e/ou em cubos).

Marcas selecionadas

  • Para o Índice WebPrice Comparativo, foram selecionadas as três marcas com maior número de ofertas nos estabelecimentos selecionados;
  • Em caso de itens com número de ofertas iguais, o critério de desempate foi o valor, sendo eleito aquele com menor preço. Quando o empate ainda persiste, a escolha é aleatória (não sendo considerado critério de marca);
  • Para produtos que não possuem referência de marca (como banana, batata, tomate, pão e carne), foram selecionados os cinco mercados mais relevantes para a análise.

Tratamento dos dados

Especificações e acompanhamento de ofertas:

  • Para cada item da Cesta Básica, foi feito o levantamento e inclusão no sistema de todas marcas disponíveis nos estabelecimentos da amostra;
  • Para que o sistema sempre tenha informações atualizadas, são realizadas as seguintes ações quinzenais:
    • verificação das ofertas disponíveis no sistema;
    • mapeamento de novas ofertas e marcas;
    • inserção de novas ofertas no sistema.

Quer saber mais sobre monitoramento online?

O WebPrice é um sistema de inteligência de mercado para monitoramento de produtos online. Essa solução é capaz de varrer todo mercado online do Brasil e América Latina, incluindo sellers, e-commerces e grandes marketplaces, como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, entre outros.

É desenvolvido pela WebGlobal, empresa especializada em tecnologia para monitoramento de mercado online. Por meio de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, desenvolve soluções de monitoramento de preços, produtos, marcas e lojas.

WebPrice-assinatura-2025-BRANCO
Somos um produto WebGlobal, uma empresa focada em entregar soluções inteligentes em tecnologia através de Big Data, para captar dados do mercado, transforma-los em informação e assim gerar resultados para empresas dos mais variados tamanhos e segmentos.

Rua Valdir Antônio Lopes, 221
Porto Alegre – RS – Brasil
CEP 91330-000

Porto Alegre
+ 55 (51) 3276-6485

São Paulo
+ 55 (11) 97670-5858

Política de privacidade

WebGlobal Informação e Tecnologia LTDA.     (v.1.2.10)

Instagram Facebook-f Linkedin-in Youtube Whatsapp