MONITORAMENTO DE MERCADO: VANTAGENS PARA O TIME DE MARKETING

COMO OS DADOS PODEM TE AJUDAR NA NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

Negociar bem com os fornecedores é uma questão chave quando o assunto é a diminuição de custos na aquisição de bens e matérias-primas para o controle de gastos empresariais e a consequente saúde financeira de um negócio. Para chegar à negociação perfeita, é necessário passar por um processo que inclui três etapas fundamentais: explorar, negociar e manter.

EXPLORAÇÃO
Na etapa de exploração, o profissional responsável vai a mercado pesquisar os preços praticados e as características do produto a ser adquirido. Essa é a fase do processo em que são levantados os dados que podem municiar o responsável pela compra de informações que norteiem as negociações para, então, fazer ao menos três cotações, prática de praxe no mercado.

NEGOCIAÇÃO
A etapa seguinte é justamente a negociação, em que ambas partes irão definir um acordo de compra e venda que favoreça tanto a empresa quanto o fornecedor. As negociações podem ser feitas tanto em relação à diminuição do preço, aumento da quantidade de itens pelo mesmo valor ou, ainda, a proposição de parcerias.

MANUTENÇÃO
A última etapa, a de manutenção, diz respeito a manter o fornecedor que atende aos requisitos da empresa, investindo no bom relacionamento para torná-lo parte do processo produtivo. Manter bons fornecedores é muito importante para tornar fluido o ciclo do negócio.

A etapa de exploração vem recebendo apoio cada vez maior da tecnologia. Se antes da transformação digital os compradores precisavam pesquisar item por item, investindo energia e tempo para pesquisarem as marcas que comercializam os produtos de interesse e os preços praticados, hoje já é possível realizar essa investigação em poucos cliques. Com o sistema WebPrice, o usuário consegue visualizar em um dashboard intuitivo as marcas que comercializam determinado produto, em que lojas ele está disponível e por quanto está sendo vendido, apresentando, inclusive, um comparativo entre marcas e lojas. Se você quiser saber mais sobre essa solução tecnológica que oferece suporte às negociações com fornecedores, entre em contato com nosso time de inteligência de mercado.

Fonte: Blog do DocuSign