Cesta básica pode ser até 22% mais barata no online

Sistema de inteligência de mercado traz dados sobre ofertas online com menores preços para itens essenciais de alimentação em supermercados de Porto Alegre

A cesta básica de alimentos em Porto Alegre pode ser até 22% mais barata no online, indica o Índice Cesta Básica WebPrice (ICB-WebPrice). A pesquisa monitora diariamente o preço de ofertas online e compara os resultados aos coletados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o levantamento, o custo na capital gaúcha chegou a R$ 597,94 no e-commerce entre julho e agosto, enquanto a última atualização do Dieese foi de R$ 769,96. Para a análise comparativa, são considerados os produtos, quantidades e tipos de alimentos básicos para o mesmo conjunto.

No total, foram analisadas 527 ofertas de 254 produtos em 12 sites de supermercados da Região Metropolitana de Porto Alegre. O ICB-WebPrice é desenvolvido pelo WebPrice Supermercados e está expandindo a pesquisa para novas lojas e outras capitais brasileiras.

Pesquisa acompanhou flutuação em supermercados durante período das enchentes no RS

O abastecimento de alimentos nos supermercados sofre as consequências das inundações que afetaram o Rio Grande do Sul. Não apenas no estado, mas também em todo o Brasil, são registradas fortes flutuações de preços de ofertas e indisponibilidade de produtos nas prateleiras.

Desde o período das enchentes, o ICB-WebPrice monitora ofertas online de produtos que incluem fabricantes gaúchos para entender o impacto da catástrofe no setor. No mês de maio, das sete ofertas monitoradas do arroz branco tipo 1 Blue Ville, apenas três estavam disponíveis com preço médio de R$5,71. A maior alta registrada para esse produto foi de 24% — chegando ao preço de R$7,80.

Durante o mesmo período, o WebPrice também monitorou oito ofertas de feijão preto Fritz & Frida sendo que, dessas, apenas três estavam disponíveis em 21 de maio. O menor preço registrado foi de R$6,98 em 21 de abril — logo sofrendo uma alta de quase 52% e chegando ao preço de R$10,59 em 14 de maio.

Ao mesmo tempo que monitorou a alta de preços de alimentos, o WebPrice também mapeou a disponibilidade de produtos que estavam em escassez no estado. Assim, foi possível fornecer dados fundamentais sobre preços e disponibilidade de ofertas — permitindo que os consumidores encontrassem alternativas mais acessíveis em meio ao cenário de calamidade pública.

Histórico de preços do arroz Blue Ville durante o período das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e maio de 2024. Imagem: Divulgação/WebPrice.

Presença na Expoagas 2024 foi fundamental para evolução do sistema que viabiliza índice

A presença na Expoagas 2024, a maior feira do setor supermercadista do sul do país, teve como objetivo aprofundar o relacionamento com o segmento para aprimorar a inteligência do sistema desenvolvido pela WebGlobal.

O WebPrice Supermercados usa Big Data como tecnologia principal, reunindo informações em um único lugar, de forma simples e intuitiva.

Com informações cada vez mais precisas e úteis, o foco é o desenvolvimento contínuo para ajudar varejistas a se destacarem no setor. Segundo o Diretor de Operações da WebGlobal, Marcelo Magalhães, dados desse segmento trazem muito potencial competitivo para mercadistas e indústria.

Os supermercados têm um potencial imenso, justamente por conta do seu portfólio de produtos diversificado e múltiplos fornecedores. Com dados atualizados desse segmento, é possível expandir e qualificar mix de produtos, ajustar estratégias de precificação e monitorar ofertas da concorrência”, enfatiza Marcelo.

Tecnologia para supermercados é expansão do maior sistema de monitoramento da América Latina

O WebPrice Supermercados é uma vertente do maior sistema de monitoramento de e-commerce da América Latina. Sendo um sistema robusto de inteligência de negócios, o WebPrice combina Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para captar, analisar e entregar dados do mercado online.

O CEO da WebGlobal, Maurício Cardoso, explica que o WebPrice pode ser fundamental para nortear ações diárias e tomadas de decisões estratégicas. “Acreditamos na inteligência humana baseada em dados para tomada de decisão, ou seja: quando articulamos nosso know-how a dados precisos e atualizados, ganhamos um forte diferencial competitivo”, destaca.

São monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana, dados de mais de 135 milhões de ofertas, referentes a 400 categorias de produtos do e-commerce. Essas informações são utilizadas por times de pricing, marketing, compras e vendas de empresas localizadas em mais de 15 países ao redor do mundo.

 

Dados segmentados para fabricantes e supermercadistas.

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