DADOS DO E-COMMERCE: CASO AMERICANAS
Veja o que está acontecendo no e-commerce através dos nossos dados.
O objetivo principal do ECBR Insights, como seu nome mesmo diz, é oferecer percepções do que pode ser feito estrategicamente a partir de dados do varejo online, através de uma plataforma onde, profissionais de todos os setores da indústria e do varejo, possam acessar informações de produtos dos mais variados segmentos. Navegando você tem uma visão de quais marcas estão presentes no mercado online, a quantidade de SKUs de cada marca, as lojas que vendem determinados produtos, o número de ofertas para cada produto ou marca analisada, além do histórico de preços de produtos relevantes encontrados no varejo online.
Pode-se considerar o ECBR Insigths mais uma ação de fomento ao conceito de Data Driven Business, que trata de levar em consideração dados e fatos para negócios mais rentáveis, já que através dele é possível empresas terem uma visão de como se comporta o mercado online para assim identificar oportunidades.
Nas categorias de produtos com atuação expressiva no mercado online, as máquinas de lavar tiveram redução de 55% no número de ofertas e os refrigeradores, 49%, mesma diminuição dos anúncios de micro-ondas. Os celulares, produtos com tradição no mercado virtual, tiveram perda de 23% nas suas ofertas. Os dados podem indicar a debandada de sellers das Americanas.com, possivelmente pelo receio em relação a pagamentos e ao futuro da empresa.
O WebPrice segue monitorando o movimento de ofertas, produtos e marcas no marketplace das Americanas.