DADOS: O NOVO TRUNFO PARA SE DESTACAR NO MERCADO

poder dos dados consiste em oferecer direcionamento para que empresas de todos os portes possam crescer de forma consistente.

Muito se fala que os dados são o novo petróleo. Desde a escolha de um filme, do destino de uma viagem, passando pela seleção de qual amigo acompanhar nas redes sociais, as informações disponíveis na internet norteiam as nossas decisões e direcionam as ações na vida. Com relação ao mercado, não é diferente.

Para empresas inseridas no mercado online, desde lojistas até fabricantes, ter acesso a dados atualizados sobre preços, produtos e concorrência oferece vantagem competitiva. Para o CEO da WebGlobal, Mauricio Cardoso, dependendo da natureza e do porte da empresa, as informações obtidas podem ser empregadas em diferentes ações.

INDÚSTRIA

De maneira macro, indústrias podem monitorar o mercado online para verificar por qual preço os revendedores estão oferecendo seu produto, cuidando para que a cadeia competitiva não seja destruída, ou verificar se o mix de produtos está ajustado ao mercado.

VAREJO

Para varejistas, os dados são utilizados normalmente para acompanhar os preços da concorrência e se manter na briga pela preferência do cliente. As informações coletadas do mercado oferecem a possibilidade de olhar para a realidade de uma forma nova, que talvez o tomador de decisões não consiga ver no dia a dia porque está imerso na maneira usual de planejar as ações.

INSIGHTS PARA TODOS

O importante é compreender que não existe uso certo ou errado dos dados. A partir do perfil da empresa, da sua história e know how, serão apontados diferentes direcionamentos estratégicos. Uma empresa pode avaliar o mercado e decidir investir, por exemplo, em produtos com pouca disponibilidade no mercado ou, por outro lado, entrar em um segmento em que há um grande número de ofertas, o que indica maior demanda, e oferecer uma solução diferenciada aos clientes.

Seja qual for a situação, o poder dos dados oferece possibilidades para   potencializar a inteligência competitiva e está à disposição de todas as empresas. Na atualidade, ainda é possível dizer que o uso de dados é um diferencial, mas em um futuro próximo, com o acirramento cada vez maior da concorrência e a exigência qualificada do consumidor, pode ser a chave para a sobrevivência das empresas.

Você ainda não toma decisões baseadas em dados?

Nossa inteligência de mercado pode te ajudar a ter informações precisas e atualizadas.