DIA DO CONSUMIDOR: PRODUTOS ELETRO REGISTRAM REDUÇÃO DE PREÇO

Sistema WebPrice identificou variação no valor de três itens populares entre os consumidores.

O Dia do Consumidor, ocorrido em 15 de março, vem aos poucos tomando o calendário do varejo como uma opção para promoções e descontos. A cada ano que passa, empresas e consumidores ficam mais atentos para aproveitar as oportunidades de compra e venda de produtos.

Os itens de eletrodomésticos e eletrônicos, que têm um valor agregado alto, são, tradicionalmente, visados nessas datas. Para verificar se, de fato, houve redução de preços no período, a WebGlobal fez um estudo via sistema WebPrice, identificando os preços do Dia do Consumidor em relação aos praticados no mês anterior. Foram selecionados três modelos de produtos populares entre os consumidores: o ar condicionado 9.000 BTUs, o refrigerador 375  litros e a TV 55 polegadas. Para a análise, foi considerado o menor preço encontrado no modelo selecionado nos dia 1º de fevereiro, 14 de fevereiro, 1º de março e 14 de março. A escolha pelo dia 14 de março, e não pelo dia 15, deve-se ao fato de que as maiores promoções entram no ar na virada do dia.

Entre as 34 marcas e 93 lojas online do segmento de ar condicionado monitoradas pelo sistema WebPrice, o menor preço encontrado do modelo de 9.000 BTU sofreu queda gradual desde o início do mês de fevereiro, chegando a 5,7% no período analisado. Já o refrigerador 375 litros, um dos mais vendidos, teve uma leve redução no preço mínimo na primeira quinzena de fevereiro para depois registrar novo aumento no início de março e voltar a cair na semana do consumidor. A queda acumulada do menor preço foi de 14%, considerando as 38 marcas e 94 lojas monitoradas pelo sistema. Por fim, a análise contemplou também o  modelo de TV com mais ofertas identificadas pelo WebPrice, o 55 polegadas. O registro do menor preço dessa TV nos meses de fevereiro e março oscilou menos do que nos dois outros itens observados: queda de 1% no dia 15 de fevereiro em relação ao primeiro dia do mês e manutenção do preço mínimo até o Dia do Consumidor.

De toda forma, o recorte da pesquisa identificou redução de preço nos três itens selecionados em diferentes categorias de produtos. O resultado obtido a partir dessa amostra representativa pode indicar que, gradualmente, o Dia do consumidor vem se tornando relevante para o e-commerce brasileiro.

Você ainda não toma decisões baseadas em dados?

Nossa inteligência de mercado pode te ajudar a ter informações precisas e atualizadas.