O episódio envolvendo as Americanas afetou todo o ecossistema do varejo online no Brasil. Conforme último levantamento da WebGlobal, o número de ofertas do marketplace da marca teve uma queda brusca em um primeiro momento e agora se recupera gradualmente. Também foi identificado o aumento de preço de alguns produtos na plataforma.
O novo levantamento realizado via sistema WebPrice buscou observar a oscilação da quantidade de anúncios em outros grandes marketplaces brasileiros, em uma análise comparativa com o desempenho das Americanas no mesmo período. O sistema captou um crescimento de 10% nas ofertas da Magazine Luiza desde o início da crise da concorrente, que passou de cerca de 353 mil ofertas em 11/01 para 393 mil em 15/02.
Já Casas Bahia manteve-se estável ao longo do período, com leve variação negativa de 1%. Em 11/01, o número total de ofertas no marketplace girava em torno de 247 mil, um mês depois, está em 244 mil. Com queda final de 17% no mês, as Americanas ainda têm mais ofertas do que as Casas bahia, mas foi superada pela Magazine Luiza. No início do levantamento, Magalu e Americanas tinham número similar de ofertas, com Americanas um pouco mais à frente, e agora Magazine Luiza tem 93 mil ofertas a mais do que Americanas.