Depois de identificar a queda brusca no número de ofertas do marketplace das Americanas nas duas semanas seguintes ao início da crise da marca, a WebGlobal voltou a verificar via WebPrice a variação da quantidade de ofertas na plataforma. Os novos números apontam para uma retomada do volume de anúncios do site.
Na primeira análise, o sistema WebPrice havia registrado que entre 11/01, data do anúncio do rombo, e 25/01, a quantidade geral de ofertas no marketplace americanas.com, considerando as mais de 400 categorias monitoradas pelo sistema, caiu 29%. O registro de 08/02 mostra uma mudança: duas semanas depois, as ofertas subiram 20% em relação ao número do dia 25/01.
Entre os eletrodomésticos, uma das categorias mais vendidas no mercado online, os registros de queda haviam sido ainda maiores, com redução de 49% nos 10 principais itens do grupo. As máquinas de lavar, por exemplo, tiveram 55% menos ofertas em 15 dias, e os refrigeradores caíram 49%. A diminuição levou a crer que havia acontecido uma retirada de sellers do marketplace da Americanas, possivelmente pelo receio em relação a repasses e pagamentos.
A nova análise mostrou que a categoria pode estar retomando o patamar inicial de volume de ofertas, com aumento de 39% entre 25/01 e 08/02. Máquinas de lavar já recuperaram mais da metade do número de ofertas e refrigeradores, cerca de um terço. Televisores apresentaram um comportamento parecido: a queda na primeira quinzena após o anúncio da crise foi de 49% e, na segunda quinzena, o número subiu 28%. A variação no número de ofertas no marketplace das Americanas entre os principais eletrodomésticos vendidos no e-commerce, nesse primeiro mês após o escândalo, está ao lado.