PRODUTOS SEMELHANTES, PREÇOS DIFERENTES

Entenda por que produtos com características similares podem ter uma variação considerável de preços.

Em diversas categorias de produtos, dois itens com características semelhantes podem ter uma grande variação de preços. O pneu de automóvel aro 14, largura 165 e perfil 60, por exemplo, pode ter variação de preços de até 80%, dependendo da marca, dos atributos e das características específicas.

Isso ocorre a partir de diferentes fatores: custo de fabricação mais a margem de lucro, os preços da concorrência, custo de aquisição, entre outros. “Se o preço mais baixo fosse realmente o mais importante, só existiria uma empresa: a que vende mais barato”. Com essa frase o CEO da WebGlobal, Mauricio Cardoso, abre a conversa sobre precificação em sua palestra sobre o tema. Mais do que um insight, o foco é para que empreendedores de todos os portes passem a encarar a precificação como a concretização da narrativa criada em torno da marca.

A precificação também é reflexo de como a marca deseja se posicionar no mercado. Entender a identidade da marca, a necessidade que o produto soluciona e, principalmente, o público ao qual se destina vai nortear o preço que determinado produto irá custar. Por isso, as empresas que dispõem de um sólido plano de marca, baseado em pesquisas com clientes e análises de mercado e concorrência, conseguem precificar o seu produto de maneira muito mais assertiva, maximizando lucro e ganhando mercado.

Com essa fórmula, é possível entender melhor a diferença entre o pneu mais barato e o mais caro, pois infere-se que o mais caro possui qualidade melhor, oferece mais soluções para as dores do cliente e vem de uma marca bem posicionada no seu nicho de mercado.

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