Nova Tecnologia para monitorar Amazon e Mercado Livre 24h.

OS APRENDIZADOS QUE O CASO AMERICANAS TROUXE PARA O E-COMMERCE

Webinar realizado pela WebGlobal promoveu mesa redonda com profissionais do setor sobre o episódio.

O  webinar da WebGlobal teve uma proposta diferente em sua última edição, realizada no dia 27 de fevereiro: a análise do Caso Americanas por especialistas no mercado online. Participaram do debate o palestrante, consultor e conselheiro executivo da eSales, Marcelo Vieira, a head de e-commerce da EmCompre, Vanessa Ferraz, e a Head comercial de São Paulo da Webglobal, Amanda Pliuschnik, sob mediação da Ingrid Wroblewski, do time de atendimento da WebGlobal.

Em pauta, a crise vivida pela Americanas desde o dia 11 de janeiro, quando foi anunciada uma inconsistência contábil de mais de 20 bilhões de reais, e os reflexos do episódio para o marketplace da marca e para o e-commerce brasileiro. A partir dos dados captados via sistema WebPrice sobre o site americanas.com.br no período, os convidados analisaram como sellers e fabricantes reagiram à incerteza provocada pela notícia e o que ela trouxe de aprendizados para quem atua no comércio eletrônico.

Vanessa, que está à frente de um dos maiores sellers da Americanas, ressaltou a importância dos marketplaces para alavancar as vendas dos fabricantes: “Por causa da Americanas, eu tive a oportunidade de ter um produto nosso no Big Brother”, disse. Contudo, a executiva lembrou que os sellers que atuam nesse tipo de mercado virtual precisam ter uma estratégia própria. Ela acredita que é preciso surfar a onda do momento de determinado marketplace, mas não se deixar levar pela estratégia de terceiros, e sim manter o foco nos objetivos da sua marca.

Marcelo pontuou que o susto no mercado foi grande, mas que, aos poucos, as atividades voltam a se normalizar. Para ele, a possibilidade de comercializar em seu site produtos de outras marcas, o chamado 3P, colaborou para a recuperação das Americanas. O grande aprendizado foi justamente a diversificação de canais: “É importante não colocar todos os ovos em uma cesta só para não depender de um único marketplace”, pontuou.

Já Amanda trouxe dados consistentes sobre a jornada da Americanas desde o anúncio do rombo e destacou como o sistema WebPrice conseguiu captar as movimentações do mercado por meio dos dados. Ela e a Ingrid lembraram que, cada vez mais, as decisões estratégicas são baseadas em informações capazes de ler o momento do mercado e direcionar as ações, aumentando a assertividade e a agilidade das empresas em situações de crise como a que ocorreu com as Americanas.

Inscreva-se para receber mais
informações dos próximos eventos

WhatsApp