Esquenta Black Friday da Amazon vale a pena? Só quem monitora sabe

Além de identificar as melhores ofertas, o monitoramento de mercado é uma prática que possibilita às empresas ganharem em termos de competitividade e de participação de mercado — especialmente em eventos promocionais, como a Black Friday 2024. Neste ano, a Amazon foi pioneira ao iniciar a campanha Esquenta Black Friday com uma seleção de produtos que chegam a até 70% de desconto.

Mas será que, em comparação a outros marketplaces, as ofertas do Esquenta Black Friday da Amazon valem a pena mesmo?

Para validar se a Amazon está de fato acompanhando ou superando a concorrência em termos de descontos, selecionamos alguns dos produtos mais relevantes da campanha e comparamos seus preços com ofertas disponíveis em outros marketplaces. A partir disso, avaliamos a intenção da Amazon em trazer ofertas competitivas durante o período que antecede a data oficial da Black Friday (última sexta-feira de novembro).

Análise de produtos do Esquenta Black Friday da Amazon

Os dados coletados para a análise a seguir são referentes ao dia 11 de novembro de 2024. A captura otimizada de ofertas do e-commerce foi realizada através do sistema de inteligência de mercado, WebPrice.

1. Cafeteira Nespresso Vertuo Next

A Cafeteira Nespresso Vertuo Next Vermelho estava disponível no Esquenta Black Friday da Amazon com um desconto de 67% por apenas R$ 299,00. Esta é a melhor oferta para o produto, com diferença de preços entre outros e-commerces concorrentes de aproximadamente R$ 20 a R$ 50. Angeloni, Efácil e Magazine Luiza são as lojas que mais se aproximam, mas ainda não conseguem igualar o preço oferecido pela Amazon.

Enquanto isso, marketplaces como Carrefour e Cassol Centerlar ficam ainda mais distantes em competitividade, oferecendo o produto por R$ 329,00 e R$ 349,90, respectivamente. Essa estratégia da Amazon reforça sua liderança no Esquenta Black Friday, atraindo os consumidores que buscam as melhores ofertas e maximizando o valor percebido da plataforma.

2. Notebook ASUS VivoBook Go 15

O Notebook ASUS VivoBook Go 15 fazia parte do Esquenta Black Friday da Amazon e custava R$ 2.699,00, com um desconto de 11% sobre o preço original. Porém, havia ofertas disponíveis com preços mais baixos em marketplaces concorrentes: na Fast Shop e na KaBuM! (com uma diferença de quase 3% com relação à oferta da Amazon).

A partir da oferta anterior, comparamos o preço do produto em outros marketplaces. Embora a campanha de Esquenta Black Friday da Amazon possa gerar tráfego, os lojistas precisam estar atentos aos preços de concorrentes durante os períodos promocionais, considerando que muitos consumidores sensíveis a preço mantêm-se atentos às flutuações e buscam comparar preços em outras lojas.

3. Fritadeira Air Fryer Mondial Grand Family

A Fritadeira Air Fryer Mondial Grand Family estava disponível no Esquenta Black Friday da Amazon pelo preço de R$ 329,00, com 18% de desconto. O próprio marketplace gerencia a venda desse produto, sendo capaz de oferecer o menor preço do mercado com uma diferença significativa em relação ao valor praticado pela maioria dos concorrentes. Outras lojas até oferecem o produto a preços competitivos, mas ainda assim ligeiramente superior ao da Amazon.

A loja Le Biscuit estava posicionada na 2ª posição, com preço de R$ 338,89 à vista. Na sequência, a Gazin aparece como seller em três marketplaces diferentes, sendo eles Extra, Ponto e Casas Bahia, além do seu próprio e-commerce, com uma estratégia de preço consistente e pouco competitiva em todos os canais. A única loja da amostra onde a Gazin tem oferta para este produto com um preço um pouco alto é na Magazine Luiza, a R$ 375,90, o que pode indicar condições não tão favoráveis aos revendedores na plataforma.

4. Lavadora de Alta Pressão WAP Ousada Plus

A Lavadora de Alta Pressão WAP Ousada Plus era outro produto disponível no Esquenta Black Friday da Amazon com 23% de desconto e preço de R$ 398,90. O próprio marketplace é responsável pela venda e entrega desse item, sendo capaz de se posicionar de maneira agressiva, com uma diferença de mais de R$ 50 em comparação a segunda oferta com menor preço para o produto no e-commerce.

As demais lojas têm ofertas de sellers, como 2eletro e Dd Máquinas, que tentam manter certa competitividade, mas não oferecem preços capazes de rivalizar com a Amazon. Já a variação de preços entre os marketplaces concorrentes, que vendem diretamente o produto ao consumidor, é moderada, com diferenças de aproximadamente R$ 40 a R$ 50 entre as principais lojas.

5. Smartphone Samsung Galaxy M55 256GB

O Samsung Galaxy M55 5G de 256GB é outro item que fazia parte do Esquenta Black Friday da Amazon. Seu preço era de R$ 1.689,00, com um desconto de 44% sobre o preço original. Embora a Amazon tivesse um preço competitivo em comparação a outros marketplaces, o Armazém PB oferecia a melhor oferta para o produto, sendo aproximadamente R$ 90 mais barato.

Comparamos o preço da Amazon com ofertas em outros marketplaces e percebemos que, mesmo não sendo a oferta mais barata, a Amazon ainda garantia uma das opções mais atraentes do mercado, ficando na segunda posição como melhor preço. Para consumidores que não querem esperar o evento principal para aproveitar boas ofertas, o Esquenta Black Friday pode ser vantajoso.

6. Lava e Seca Samsung WD11M com Digital Inverter

A oferta da Amazon de R$ 3.824,15 para a Lava e Seca Samsung WD11M liderava como o menor preço do mercado, com uma diferença de quase 2% para a segunda oferta mais competitiva. Em lojas como Ponto, Casas Bahia, Extra e Carrefour as ofertas competiam com preços próximos, por R$ 3.899,00, mas ainda sem superar as condições da oferta da Amazon.

O interessante de se observar nesse caso é que todas as ofertas nos marketplaces, incluindo Amazon, são vendidas pelo seller Lojas Samsung. Isso mostra uma estratégia de distribuição e precificação coordenada diretamente pela marca, gerando maior controle sobre os preços praticados no mercado e sugerindo melhores condições de políticas de preço em marketplaces selecionados.

A presença do mesmo seller em todas as plataformas coloca os marketplaces em uma posição de concorrência mais focada em serviços adicionais, como políticas de entrega, parcelamentos e programas de fidelidade, em vez de uma competição direta de preços. Isso beneficia a marca, pois mantém uma uniformidade de preço e permite que cada marketplace explore diferenciais que agreguem valor para o consumidor sem necessariamente reduzir a margem de lucro.

7. Parafusadeira e Furadeira WAP BPF-12K3

Durante o Esquenta Black Friday da Amazon, o produto Parafusadeira e Furadeira WAP 12V BPF-12K3 era anunciado a R$ 149,90, com um desconto de 11%, sendo uma das ofertas mais competitivas do mercado. Na mesma posição, está o marketplace Ismafer Ferramentas com uma oferta pelo mesmo preço que a Amazon. Nesse caso, outras condições, como parcelamentos, prazos e valores de entrega, geram diferencial competitivo para os lojistas.

A presença de Olist como seller em diversas plataformas permite uma distribuição ampla e uma presença consolidada em marketplaces selecionados, sendo eles Casas Bahia, Extra, e Ponto. Porém, as variações de preço entre Olist e Olist Sp indicam uma tentativa de manter competitividade sem comprometer a margem, mas sem superar a oferta vendida e entregue pela própria Amazon.

Dados atualizados de todos seus concorrentes no e-commerce

Ao analisarmos os produtos mais relevantes do Esquenta Black Friday, ficou claro que a Amazon, na maioria dos casos, realmente ofereceu um preço mais atraente que o da concorrência. Contudo, o desconto real em comparação com outros marketplaces não era tão expressivo quanto o percentual anunciado pela própria loja, reservando os maiores desconto para produtos muito específicos, como livros e utilidades.

Monitorar o mercado e ajustar preços conforme a concorrência é uma prática fundamental para manter a competitividade das suas ofertas. Em um cenário onde a velocidade de resposta e a precisão dos dados fazem a diferença, contar com uma solução robusta como o WebPrice é fundamental para transformar informações em ações estratégicas e otimizar seus resultados no e-commerce.

Amplie sua percepção de mercado.

Conheça o WebPrice e descubra o que um sistema de monitoramento de dados
pode fazer pela sua empresa.

Relatório do mercado online

BLACK FRIDAY 2025

Um panorama da data mais quente do ano com dados exclusivos WebPrice.