Já imaginou identificar, de forma rápida e simples, todos os produtos que compõem o portfólio da campanha Black Friday dos principais marketplaces em um único lugar? Sim, é possível através da combinação de inteligência de mercado com tecnologias que capturam uma grande quantidade de dados do e-commerce. Esse monitoramento contínuo pode trazer muitas vantagens para o seu negócio durante períodos de alta competitividade.
Produtos que possuem o chamado Selo Black Friday são selecionados pelos marketplaces para compor seu mix de produtos para o evento. Pode incluir itens que atraem tráfego para as páginas, produtos que precisam liberar espaço no estoque, promocionais exclusivos, entre outros — tudo depende da estratégia que o lojista escolhe para a data. A seguir, você entende como funciona essa segmentação e descobre os principais benefícios de monitorar parceiros e concorrência.
O que é o Selo Black Friday e por que ele é importante??
O Selo Black Friday é uma forma rápida de identificação de ofertas da Black Friday através de sistemas de inteligência de mercado, como o WebPrice. A partir do monitoramento por categoria, que oferece uma visão ampla e automatizada sobre as categorias de produtos que estão em promoção, é possível identificar os SKUs participantes da Black Friday e quais marketplaces o incluíram (ou não) na campanha promocional.
Esse monitoramento amplo e automático traz percepções importantes sobre o comportamento de parceiros e concorrentes. Saber quais SKUs estão incluídos na campanha promocional, identificar preços praticados pelos canais de venda e concorrentes, acompanhar ajustes de preços e disponibilidade de ofertas de forma contínua e entender a estratégia de mix de produtos são alguns dos diferenciais que podem colocar sua empresa à frente no evento mais competitivo do ano para o comércio digital.
Isso pode ser relevante tanto para empresas que participam da Black Friday e precisam otimizar suas campanhas, quanto para aquelas que não participam e precisam monitorar seus produtos e as estratégias da concorrência.
A principal vantagem do monitoramento por categoria, que ajuda a identificar todas as ofertas com selo Black Friday, é que ele é feito de forma automática, sem a necessidade de um monitoramento manual — gerando maior agilidade para ações e decisões durante o período.
3 benefícios para transformar sua estratégia
1. Monitoramento de produtos incluídos em campanhas promocionais
Quando uma loja ou marketplace inclui um SKU em sua campanha de Black Friday, é possível identificar isso de forma rápida e automática por meio de diferenciação visual e filtros inteligentes. Isso permite acompanhar a movimentação dos parceiros e concorrentes de forma otimizada, identificando rapidamente quais produtos estão sendo promovidos e os preços praticados.
No exemplo abaixo, é possível identificar campanhas Black Friday para o smartphone Xiaomi Redmi Note 13 por meio de um filtro de visualização que destaca na cor preta as ofertas participantes. Dois sellers, Flyp e Fastgold, sinalizam suas ofertas como promocionais de Black Friday dentro da Magazineluiza. Porém, seus preços não são os mais competitivos do mercado, perdendo em posições para a Kabum, que lidera o ranking com a oferta de menor preço à vista.
Agora, imagine se a Xiaomi estabelecesse uma política de preço para revenda do smartphone Redmi Note 13. Por meio do monitoramento contínuo, é possível acompanhar se os canais de venda estão incluindo seus produtos em campanhas promocionais e se estão respeitando suas recomendações de preço.
Já se você tem uma loja no e-commerce, pode ajustar preços, mix de produtos e campanhas promocionais para competir com seus concorrentes de forma rápida e otimizada. Para o varejo, o monitoramento de mercado tem a grande vantagem de otimizar o tempo de resposta, benefício que traz muita vantagem competitiva para os players.
Outra grande vantagem é monitorar o ciclo de vida das promoções e como elas evoluem ao longo da campanha. Por exemplo, detectar quando os preços atingem níveis insustentáveis, ou então quando uma oferta fica indisponível no seu concorrente, permite que você reposicione suas ofertas de forma competitiva.
2. Mapeamento de lojas que participam da Black Friday
Entender quais varejistas e quantas ofertas ativas eles têm durante a Black Friday ajuda a traçar estratégias mais assertivas para gerar competitividade. Isso pode incluir, por exemplo, identificar os principais produtos e as principais marcas que os canais de venda estão incluindo nas campanhas promocionais de Black Friday.
No próximo exemplo, observamos um recorte do mercado online de televisores para a Black Friday 2024. No total, mais de 60 lojas incluíram mais de 90 produtos da categoria nas suas campanhas promocionais, o que permite entender o posicionamento dos players durante o evento. Esse é o caso da Magazine Luiza, por exemplo, que é líder isolada na categoria em ofertas disponíveis e preços baixos.
Também é possível mapear lojas que não estão cumprindo com acordos comerciais para o evento, ou até mesmo fazendo queima de estoque para determinados itens durante a Black Friday. Isso evita a canibalização de preços e até mesmo a queima de percepção de valor da marca para o consumidor.
3. Análise de mix de produtos promocionais
A análise do mix de produtos promocionais na Black Friday vai além de simplesmente identificar quais SKUs estão em campanha. Ela permite que marcas e lojistas compreendam tendências, posicionamentos e práticas da concorrência para ajustar suas próprias estratégias.
Por exemplo, é possível identificar produtos de alta demanda, mas com poucas opções disponíveis na campanha Black Friday, o que acontece normalmente com marcas que dominam nichos ou têm apelo significativo, mesmo com menor volume de ofertas.
Abaixo, podemos observar o caso de um iPhone 15 que, embora seja ofertado por diferentes lojistas em faixas de preço distintas, tem pouca variação significativa. Isso é recorrente com produtos de alta demanda, que servem como atrativos para gerar tráfego para os marketplaces durante as campanhas promocionais, como pode ser o caso da Magazine Luiza.
Também é possível monitorar como os lojistas estão trabalhando com produtos similares ou substitutos durante o evento, além de identificar o percentual de produtos que compõem o portfólio de concorrentes e que fazem parte das campanhas promocionais de Black Friday nos canais de venda.
Para as indústrias, evitar danos ao portfólio ajuda a proteger seu posicionamento de marca, identificando se os lojistas estão respeitando o preço sugerido e a política comercial acordada. Também é possível mapear produtos com distribuição exclusiva ou segmentos distintos, como PDV e e-commerce, podem ser rastreados para evitar revendas não autorizadas, contrabando ou práticas que ferem acordos comerciais.
Otimize seu desempenho e garanta melhores resultados o ano todo
Embora a Black Friday seja o evento mais competitivo do e-commerce, o monitoramento de mercado é uma prática fundamental para empresas que desejam se manter relevantes e bem posicionadas durante o ano todo.
O monitoramento de preços e canais de venda, bem como a análise de mix de produtos, são estratégias que transcendem a sazonalidade e oferecem benefícios contínuos para qualquer negócio com atuação no digital.
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