O QUE É POLÍTICA DE PREÇO E PORQUE ESTÁ TÃO PRESENTE NO MERCADO
Entre os 4 P’s do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), o “P” preço é um dos elementos mais importantes desse mix, e todo produto deve seguir uma política de preços para atingir seu sucesso.
A política de preço, também conhecida como Preço Sugerido, é uma estratégia competitiva de extrema importância para as organizações. Ela é definida de acordo com o posicionamento e público alvo que o produto irá atingir. Possui como objetivo principal a maior assertividade no lançamento, a maior permanência nos estágios iniciais do ciclo de vida do produto e, consequentemente, sucesso em vendas e maior participação de mercado. As definições quanto ao posicionamento de marca e público alvo baseiam-se sempre em pesquisas mercadológicas, tanto quantitativas quanto qualitativas.
Tão complexo quanto definir a política de preço de um produto, é monitorar se ela está sendo respeitada pelos varejistas. Somente uma boa parceria entre fabricantes e varejistas garantirá o sucesso e prosperidade de um determinado produto.
O QUE É PREÇO SUGERIDO E POR QUE OS FABRICANTES UTILIZAM?
Digamos que determinada marca tem dois produtos iguais (ou bem semelhantes). Então, o custo de produção deles também será o mesmo. Porém, baseado em pesquisas e estudos de mercado, o fabricante poderá definir se o posicionamento deste produto será de BAIXO CUSTO ou PREMIUM. Ou seja, se será destinado a classes mais ou menos monetizadas, se atingirá uma massa ou um público mais de nicho, entre outras variáveis de segmentação. E é aí que surge a necessidade de estipular um valor para ele, que será o preço sugerido pelo fabricante.
O preço sugerido é o valor mínimo definido pelo fabricante para a venda de seu produto no varejo. O seu principal objetivo é orientar o lojista a precificar um determinado produto, com valores baseados nas estratégias pré-definidas de posicionamento e segmentação de mercado. Conforme vimos anteriormente, tais estratégias são baseadas em estudos prévios de mercado.
Isso faz com que o preço de determinado produto não fique muito abaixo da concorrência, podendo passar uma imagem de básico demais, por exemplo. Nem tão alto, se comparado a concorrência, podendo passar uma imagem de que a marca é apenas para classes mais altas.
POR QUE UMA LOJA DEVE SEGUIR O PREÇO SUGERIDO DE UMA MARCA? ELA É OBRIGADA?
A princípio, nenhum varejista é obrigado a seguir o preço sugerido pelo fabricante, isso vai depender do tipo de negociação na hora de adquirir os produtos para a revenda.
O que acontece é que algumas lojas acabam estipulando um preço menor do que o sugerido, e o fabricante enxerga isso como uma desvalorização do seu produto. Ou seja, não é obrigatório praticar o preço sugerido, mas o ideal é, pelo menos, não baixar. Sempre objetivando uma venda mais lucrativa e o fortalecimento da marca, ou seja, ambos os lados saem ganhando com essa política.
COMO UM FABRICANTE CONSEGUE FICAR SABENDO QUANDO O SEU PREÇO SUGERIDO ESTÁ SENDO RESPEITADO?
Por meio do monitoramento de mercado, os fabricantes conseguem saber se a sua política de preço está sendo praticada pelos varejistas, ou se alguma loja está desrespeitando o seu preço sugerido.
Existem ferramentas de monitoramento de mercado, como o WebPrice, em que é possível visualizar essas informações em tempo real. Elas apresentam todos os produtos de uma determinada marca que estão sendo comercializadas no mercado online. E você recebe alertas em seu e-mail a cada modificação de preço realizada no e-commerce.
Tão importante quanto realizar pesquisas de mercado, definir o posicionamento do produto e definir sua estratégia de preço, é monitorar e manter essa política de preços sempre respeitada.
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