OS 10 MAIORES MERCADOS DE E-COMMERCE DO MUNDO – VEJA DADOS DE CADA PAÍS
O constante crescimento do e-commerce nos últimos anos em nível mundial é reflexo da mudança de comportamento do consumidor, adaptado à evolução tecnológica e uma série de outros fatores que podem influenciar na decisão pela compra.
Considerando essa ideia, estar inteirado sobre as informações relacionadas ao atual mercado do setor é de extrema importância para entender as tendências de consumo e aplicar estratégias. A revista Forbes divulgou os 10 países com as maiores receitas por usuário de e-commerce no mundo em 2018. Veja:
10. ARGENTINA
Receita por usuário: US$ 118
Total de usuários: 26 milhões
Mesmo com a crise, as vendas no comércio eletrônico argentino vêm se mantendo firmes e mais de 40% da população compra online, sendo desses mais de metade compradores regulares com, pelo menos, uma compra pela internet finalizada no período de seis meses.
9. BRASIL
Receita por usuário: US$ 123
Total de usuários: 119 milhões
O primeiro trimestre do ano registrou um aumento de 23% nas vendas online. O aumento registrado é 5% maior do que a comparação 2018/2017 no mesmo espaço de tempo e confirmaram uma média de três compras realizadas entre janeiro e março deste ano.
8. MÉXICO
Receita por usuário: US$ 134
Total de usuários: 60 milhões
Ao lado do Brasil, o México lidera as vendas online na América Latina e já acumula quase três vezes mais vendas que o Chile e quatro vezes a do Peru e ostenta uma penetração na internet de mais de 60% e com uma soma de mais de 17 milhões em vendas no último ano.
7. ITÁLIA
Receita por usuário: US$ 407
Total de usuários: 38 milhões
Apesar do povo italiano não ser – ainda – o maior consumidor do comércio online, as vendas têm crescido gradativamente e já representam 44% do total do comércio do país. Essa é a porcentagem de menor expressão da Europa, mas o país já está escalando e garantiu o 7º lugar entre os países com maior receita por usuário.
6. ESPANHA
Receita por usuário: US$ 601
Total de usuários: 28 milhões
Sendo o quarto maior país em vendas online na União Europeia, a Espanha tem previsão de arrecadar mais de 33 milhões de euros este ano apenas com as vendas do comércio eletrônico. Esses valores representaram um aumento de 20% no Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado.
5. CHINA
Receita por usuário : US$ 634
Total de usuários: 1 bilhão
A China é hoje o maior mercado de e-commerce do mundo por conta da quantidade de consumidores, no entanto, a receita por usuário é menor que a de outros países, o que a deixa em quinto lugar.
4. FRANÇA
Receita por usuário: US$ 1.010
Total de usuários: 49 milhões
Globalmente as vendas online cresceram mais de 20% em produtos de giro rápido e a França foi um dos países em que esse crescimento seguiu o caminho promissor de seus “irmãos” continentais. O crescimento francês foi de 5,7% para as vendas online de produtos de consumo massivo.
3. ALEMANHA
Receita por usuário: US$ 1.101
Total de usuários: 64 milhões
O mercado alemão de comércio online representa 30% de todo cenário europeu – ultrapassando nomes como Grã-Bretanha e França. Já são mais de 60 milhões de consumidores no país e esse número não consome pouco, pois a receita por usuário ultrapassa os mil dólares, colocando o país em terceiro lugar do ranking.
2. REINO UNIDO
Receita por usuário: US$ 1.639
Total de usuários: 53 milhões
A previsão do mercado do Reino Unido é de que, até 2028, o comércio eletrônico represente cerca de 53% de todas as vendas realizadas no território britânico. Atualmente esse comércio representa menos de 20% do comércio total, mas até 2024 já deve chegar a 33,8% das vendas dentro do território.
1. ESTADOS UNIDOS
Receita por usuário: US$ 1.952
Total de usuários: 259 milhões
Apesar de estar em segundo lugar em número de usuários, o gastos do norte americanos com comércio eletrônio é muito superior ao de grandes países como a China que, hoje, tem uma receita média de menos de 700 dólares por pessoa. Dessa forma, os Estados Unidos assumem o primeiro lugar dos maiores mercados.
Você ainda não toma decisões baseadas em dados?
Nossa inteligência de mercado pode te ajudar a ter informações precisas e atualizadas.