Planejamento anual para empresas: inicie 2025 com mais inteligência de dados

Quer otimizar o planejamento estratégico da sua empresa para 2025? Se a resposta for sim, você precisa de dados precisos e atualizados do mercado — e isso deve ser prioridade no seu orçamento.

Soluções de inteligência de mercado contribuem, logo nos primeiros meses, com processos mais ágeis e decisões mais embasadas. Já os ganhos a longo prazo vão se consolidando gradualmente, como otimização de margens e maior competitividade.

Por que é importante monitorar o mercado em 2025?

Empresas que ainda baseiam suas decisões em suposições, métodos manuais ou apenas dados internos estão expostas a maiores riscos. Permanecer competitivo no mercado exige o uso de informações atualizadas sobre concorrentes, tendências e oportunidades.

O estudo Data Trends 2024* aponta que 83% dos profissionais ainda dependem de planilhas do Excel para acessar informações. No e-commerce, considerando o grande volume de dados e a velocidade das mudanças, a coleta e gestão de dados de forma manual se torna completamente inviável.

O mercado online está em constante crescimento e essa tendência deve continuar nos próximos anos. Empresas que desejam se manter relevantes precisam de soluções que entreguem uma visualização otimizada e viabilizem análises mais rápidas e assertivas, como o WebPrice.

Principal diferencial do WebPrice é o monitoramento por categoria, o que permite às empresas acompanharem todo o universo do seu segmento online, incluindo lançamentos de produtos, novas marcas entrantes e canais de venda. Imagem: WebPrice/Divulgação.

O WebPrice é um sistema robusto de inteligência de negócios que combina Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para captar, analisar e entregar dados do mercado online. Diariamente, são coletados dados de mais de 135 milhões de ofertas online em mais de 3 mil lojas do e-commerce.

1. Use o histórico de preços da concorrência para planejar sua estratégia

Com o WebPrice, você pode acompanhar o histórico de preços de seus concorrentes nos principais canais de venda. Essa visão detalhada permite antecipar movimentos sazonais, identificar padrões e ajustar suas estratégias com antecedência.

No caso da Tv 55 Led Samsung, a maioria das lojas teve a variação média de preço ao longo de dois meses entre 5% a 10%. Em alguns casos, essa variação foi mais agressiva, atingindo picos de até 20%. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Empresas líderes no e-commerce, por exemplo, usam o WebPrice para monitorar a concorrência e ajustar seus preços de acordo com as flutuações de oferta. Essa análise ajuda a otimizar as margens de lucros durante picos de demanda do mercado, por exemplo.

Ao monitorar continuamente a concorrência, você encontra oportunidades que podem ser exploradas rapidamente e evita que sua empresa seja pega de surpresa por mudanças de mercado.

2. Identifique marcas, produtos e canais de venda emergentes

Além de olhar para os concorrentes, é fundamental ter atenção às novas marcas, produtos e canais de venda que estão surgindo. Com o WebPrice, você identifica essas tendências e se adapta rapidamente ao comportamento do mercado.

Isso é especialmente importante para empresas que operam em segmentos dinâmicos, como o e-commerce, onde novas tendências surgem e se consolidam rapidamente. Essa visão antecipada permite explorar novos nichos, adotar melhores práticas e aproveitar novas oportunidades antes da concorrência.

É possível identificar a capilaridade de marcas nos canais de venda de cada categoria. No segmento de TV, Samsung, LG, Philips, AOC, e TCL, são as marcas com maior volume de ofertas e presença em diversos marketplaces. Imagem: WebPrice/Divulgação.

3. Estabeleça os principais objetivos, metas e indicadores

Uma vez que sua empresa tenha uma visão clara do mercado e da concorrência, é hora de estabelecer os principais objetivos, metas e indicadores de desempenho (KPIs). Defina objetivos claros baseados em dados e trace metas de curto, médio e longo prazo.

O WebPrice permite visualizar de forma otimizada o posicionamento da sua empresa no e-commerce. Isso ajuda a acompanhar o desempenho de estratégias e indicadores em tempo real, garantindo que seu negócio esteja sempre no caminho certo.

4. Invista em inteligência de dados para otimizar processos e resultados

Como o estudo Data Trends 2024 aponta, a maioria das empresas ainda lida com a coleta e gestão de dados de forma totalmente manual. Porém, com o avanço das tecnologias e as rápidas mudanças do mercado, esse método já não é suficiente para garantir competitividade. 

Quando você investe em uma solução de inteligência de dados, o “achismo” sai de cena e dá lugar à clareza nas decisões. Isso garante que o seu posicionamento no mercado seja baseado em fatos concretos — minimizando riscos e maximizando oportunidades.

A visualização de posicionamento no e-commerce permite acompanhar a competitividade dos lojistas. No exemplo de TV, é possível identificar que a Magazine Luiza tem o maior portfólio — com 33% dos seus produtos sendo os mais baratos da categoria. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Quando é o momento ideal para investir em inteligência de dados?

O ideal é iniciar o quanto antes. Se você está pensando no orçamento de 2025, incluir soluções que ajudem sua empresa a tomar decisões baseadas em dados precisa ser uma prioridade.

Os benefícios já começam a ser sentidos nos primeiros meses de uso, como melhorias na eficiência de processos e melhor visão do mercado. Contudo, os ganhos mais significativos, como a otimização de margens e o aumento da competitividade, vão se consolidar ao longo dos anos.

Construa 2025 com decisões baseadas em dados reais

Ao começar agora, você coloca sua empresa à frente em termos de preparação e pode colher resultados mensuráveis já no próximo ano — e com projeções ainda mais sólidas para os anos seguintes. Investir agora significa ter maior segurança para tomadas de decisão mais eficientes e assertivas nos próximos anos.

Seu 2025 começa agora! Aproveite para investir em resultados consistentes através de um ciclo contínuo de evolução e melhorias.

* Levantamento conduzido pela Opinion Box em parceria com a Looqbox.

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