É possível que seu concorrente já esteja monitorando seus preços e estratégias há muito tempo (e sem que você saiba). Isso porque, embora a Black Friday seja uma data importante, manter-se competitivo no varejo é um grande desafio o ano inteiro.
Mesmo quando as projeções ficam abaixo do esperado, a Black Friday continua sendo um dos eventos mais importantes do varejo global. Em 2023 no Brasil, foi a segunda maior data em volume de transações online, perdendo apenas para a antevéspera de Natal, segundo dados da Visa Consulting & Analytics.
Em meio ao cenário frenético da Black Friday, o monitoramento de ofertas surge como uma solução que ajuda empresas a terem maior segurança na gestão de suas marcas e maior assertividade no posicionamento de ofertas.
É possível ter ações mais ágeis na Black Friday?
Por se tratar de um período de alta competitividade, o tempo é o recurso mais precioso para os negócios. Acompanhar o ritmo das mudanças de preços e ofertas durante a Black Friday é um desafio, especialmente para quem faz a coleta e tratamento de dados de forma manual.
Soluções tecnológicas de inteligência de mercado automatizam esse processo e capturam um volume muito maior de informações. Isso não só poupa tempo, como garante que sua empresa responda de forma rápida às movimentações do mercado — mantendo sua estratégia sempre otimizada.
Olhar para os dados durante a Black Friday traz percepções especiais de competitividade e adaptabilidade para fabricantes e lojistas durante o período. Confira agora as principais:
Vantagens do monitoramento de ofertas para fabricantes
1. Identificação de produtos com descontos inadequados
É possível acompanhar as atualizações de ofertas praticadas pelos lojistas várias vezes ao dia. Isso ajuda a identificar alterações que não respeitam sua política de preço. Um exemplo prático são produtos exclusivos ou lançamentos com descontos indevidos durante a Black Friday.
A tabela abaixo apresenta um comparativo para diferentes modelos de smartphones da Xiaomi. Essa visão de mercado traz informações importantes como variações de preços em diferentes lojas, descontos aplicados e destaque para vendedores que não respeitam seu preço sugerido.
- Consideramos o preço sugerido hipotético de R$ 1.050,00 para o Xiaomi Redmi 10a 64gb Cinza. A tabela referente às lojas destaca cinco ofertas que não respeitam esse valor, destacando em vermelho os preços baixos e indicando seu percentual de desconto.
Também podemos identificar que o produto é vendido pela própria Xiaomi em cinco marketplaces diferentes, reservando a melhor oferta para seu próprio e-commerce e a Magazine Luiza. Isso pode indicar uma estratégia coordenada de preço, na qual a marca pode ter tanta vantagem na venda de uma loja terceira, quanto pelo seu canal direto.
- Lojas que estão aplicando grandes descontos, podem estar enfrentando excesso de estoque ou baixa demanda. A Xiaomi pode identificar esses parceiros e negociar condições de compra ou reposição de estoque para equilibrar a percepção de valor do produto e da marca.
- A loja Armazém Paraíba está vendendo o produto por um valor muito próximo ao sugerido. Isso pode ser uma oportunidade para a Xiaomi trabalhar com um programa de incentivos para varejistas que mantêm os preços dentro de uma faixa recomendada.
Com base no exemplo da tabela, a Xiaomi tem a oportunidade de acompanhar de forma otimizada os preços praticados de forma mais controlada. Isso ajuda a melhorar a percepção de valor da marca no e-commerce, além de otimizar a distribuição e maximizar as margens de lucro.
2. Mapeamento de canais de venda
Ao monitorar o universo referente a uma categoria de produto, os fabricantes podem visualizar todos os canais de venda e sellers e acompanhar aqueles que participam da Black Friday. Assim, podem ajustar suas estratégias de distribuição e precificação com parceiros próximos para aproveitar as oportunidades do evento.
3. Monitoramento de palavras-chave e especificações de produtos
Erros em anúncios de produtos podem prejudicar a experiência do consumidor e a imagem da marca. Ao visualizar de forma otimizada todas as ofertas referentes a um determinado produto, é possível detectar inconsistências rapidamente. Isso assegura que a integridade da marca seja preservada.
4. Identificação de revendedores não autorizados
Monitorar uma categoria inteira de produtos ajuda a identificar revendedores não autorizados, protegendo a marca contra fraudes como roubo de carga, contrabando e pirataria. Dessa forma, o fabricante garante que apenas parceiros autorizados comercializem seus produtos.
Vantagens do monitoramento de ofertas para varejistas
1. Atualizações contínuas de preço
É comum fortes flutuações de preço em um curto espaço de tempo durante a Black Friday. A vantagem de monitorar seus concorrentes de forma contínua é poder sair na frente com as melhores ofertas — no momento certo, sendo ágil nos ajustes e garantindo competitividade constante.
2. Acompanhamento de novas ofertas
É possível detectar novas ofertas de produtos da Black Friday e tomar ações rápidas frente a essas mudanças. Isso permite ao varejista ajustar seu próprio mix de produtos para o evento, ou ainda precificar produtos similares, ou substitutos de forma mais estratégica para aumentar a competitividade das suas ofertas.
3. Mapeamento histórico de preços mais baixos
A análise do histórico de preços permite identificar os momentos de maior agressividade dos concorrentes e menores valores praticados para determinados produtos. Dessa forma, o varejista pode avaliar quais das suas ofertas têm maior competitividade e planejar o melhor momento de aplicá-las.
O gráfico abaixo traz o histórico de preços referente ao período da Black Friday 2023 para o Ar Condicionado Split 9000 Btu Frio da Springer Midea. Podemos observar que a queda de preço mais agressiva aconteceu na quarta-feira, 22, pela loja Ferreira Costa, chegando ao valor de R$ 1.799,00.
Na Black Friday 2023, a loja Ferreira Costa tinha a oferta de menor preço, 25% abaixo da segunda colocada. Essa visão de mercado possibilitaria, por exemplo, a loja Ferreira Costa aumentar sua margem de lucro e ainda manter-se competitiva como a oferta com menor preço para o produto.
- Entre meados de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, quando as temperaturas tendem a ficar acima dos 25°C, observamos que lojas como a Dufrio, Friopeças e Central Ar aumentam os preços de suas ofertas, aproveitando a provável demanda advinda das altas temperaturas.
- A partir da primeira quinzena de janeiro, os preços retornam a um patamar mais baixo, sugerindo uma possível nova estratégia de queima de estoque.
É importante destacar nesse exemplo que, na sexta-feira que marcava a Black Friday, a diferença entre a oferta da loja com menor preço (R$ 1.799,00) e a segunda colocada (R$ 2.249,10), era de 25%. Ou seja: a loja Ferreira Costa ainda poderia aumentar sua margem de lucro e ainda assim se manter como a oferta com menor preço para o produto.
4. Monitoramento de preços a prazo
O preço à vista nem sempre é o fator decisivo de compra para o consumidor. Além dele, o varejista pode monitorar os preços a prazo dos concorrentes e ajustar suas próprias condições de pagamento — tornando suas ofertas mais atrativas para os clientes e competitivas no mercado.
5. Monitoramento de frete e prazos de entrega
Datas estimadas e custo de entrega são fatores decisivos para o abandono de carrinhos no e-commerce. Ao monitorar prazos e preços compostos dos seus concorrentes, é possível ajustar suas próprias políticas de frete, oferecendo condições mais atrativas para os clientes.
Seu negócio mais competitivo e lucrativo o ano todo
Embora a Black Friday seja um evento que exige decisões e ações rápidas, o monitoramento de e-commerce é um recurso que gera resultados para além do evento — sendo fundamental para manter sua empresa competitiva o ano todo.
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