Como tornar sua estratégia de pricing assertiva na Black Friday

É possível que seu concorrente já esteja monitorando seus preços e estratégias há muito tempo (e sem que você saiba). Isso porque, embora a Black Friday seja uma data importante, manter-se competitivo no varejo é um grande desafio o ano inteiro.

Mesmo quando as projeções ficam abaixo do esperado, a Black Friday continua sendo um dos eventos mais importantes do varejo global. Em 2023 no Brasil, foi a segunda maior data em volume de transações online, perdendo apenas para a antevéspera de Natal, segundo dados da Visa Consulting & Analytics.

Em meio ao cenário frenético da Black Friday, o monitoramento de ofertas surge como uma solução que ajuda empresas a terem maior segurança na gestão de suas marcas e maior assertividade no posicionamento de ofertas.

É possível ter ações mais ágeis na Black Friday?

Por se tratar de um período de alta competitividade, o tempo é o recurso mais precioso para os negócios. Acompanhar o ritmo das mudanças de preços e ofertas durante a Black Friday é um desafio, especialmente para quem faz a coleta e tratamento de dados de forma manual.

Soluções tecnológicas de inteligência de mercado automatizam esse processo e capturam um volume muito maior de informações. Isso não só poupa tempo, como garante que sua empresa responda de forma rápida às movimentações do mercado — mantendo sua estratégia sempre otimizada.

Olhar para os dados durante a Black Friday traz percepções especiais de competitividade e adaptabilidade para fabricantes e lojistas durante o período. Confira agora as principais:

Vantagens do monitoramento de ofertas para fabricantes

1. Identificação de produtos com descontos inadequados

É possível acompanhar as atualizações de ofertas praticadas pelos lojistas várias vezes ao dia. Isso ajuda a identificar alterações que não respeitam sua política de preço. Um exemplo prático são produtos exclusivos ou lançamentos com descontos indevidos durante a Black Friday.

A tabela abaixo apresenta um comparativo para diferentes modelos de smartphones da Xiaomi. Essa visão de mercado traz informações importantes como variações de preços em diferentes lojas, descontos aplicados e destaque para vendedores que não respeitam seu preço sugerido.

  1. Consideramos o preço sugerido hipotético de R$ 1.050,00 para o Xiaomi Redmi 10a 64gb Cinza. A tabela referente às lojas destaca cinco ofertas que não respeitam esse valor, destacando em vermelho os preços baixos e indicando seu percentual de desconto.

    Também podemos identificar que o produto é vendido pela própria Xiaomi em cinco marketplaces diferentes, reservando a melhor oferta para seu próprio e-commerce e a Magazine Luiza. Isso pode indicar uma estratégia coordenada de preço, na qual a marca pode ter tanta vantagem na venda de uma loja terceira, quanto pelo seu canal direto.
  1. Lojas que estão aplicando grandes descontos, podem estar enfrentando excesso de estoque ou baixa demanda. A Xiaomi pode identificar esses parceiros e negociar condições de compra ou reposição de estoque para equilibrar a percepção de valor do produto e da marca.
  1. A loja Armazém Paraíba está vendendo o produto por um valor muito próximo ao sugerido. Isso pode ser uma oportunidade para a Xiaomi trabalhar com um programa de incentivos para varejistas que mantêm os preços dentro de uma faixa recomendada.

Com base no exemplo da tabela, a Xiaomi tem a oportunidade de acompanhar de forma otimizada os preços praticados de forma mais controlada. Isso ajuda a melhorar a percepção de valor da marca no e-commerce, além de otimizar a distribuição e maximizar as margens de lucro.

2. Mapeamento de canais de venda

Ao monitorar o universo referente a uma categoria de produto, os fabricantes podem visualizar todos os canais de venda e sellers e acompanhar aqueles que participam da Black Friday. Assim, podem ajustar suas estratégias de distribuição e precificação com parceiros próximos para aproveitar as oportunidades do evento.

3. Monitoramento de palavras-chave e especificações de produtos

Erros em anúncios de produtos podem prejudicar a experiência do consumidor e a imagem da marca. Ao visualizar de forma otimizada todas as ofertas referentes a um determinado produto, é possível detectar inconsistências rapidamente. Isso assegura que a integridade da marca seja preservada.

4. Identificação de revendedores não autorizados

Monitorar uma categoria inteira de produtos ajuda a identificar revendedores não autorizados, protegendo a marca contra fraudes como roubo de carga, contrabando e pirataria. Dessa forma, o fabricante garante que apenas parceiros autorizados comercializem seus produtos.

Vantagens do monitoramento de ofertas para varejistas

1. Atualizações contínuas de preço

É comum fortes flutuações de preço em um curto espaço de tempo durante a Black Friday. A vantagem de monitorar seus concorrentes de forma contínua é poder sair na frente com as melhores ofertas — no momento certo, sendo ágil nos ajustes e garantindo competitividade constante.

2. Acompanhamento de novas ofertas

É possível detectar novas ofertas de produtos da Black Friday e tomar ações rápidas frente a essas mudanças. Isso permite ao varejista ajustar seu próprio mix de produtos para o evento, ou ainda precificar produtos similares, ou substitutos de forma mais estratégica para aumentar a competitividade das suas ofertas.

3. Mapeamento histórico de preços mais baixos

A análise do histórico de preços permite identificar os momentos de maior agressividade dos concorrentes e menores valores praticados para determinados produtos. Dessa forma, o varejista pode avaliar quais das suas ofertas têm maior competitividade e planejar o melhor momento de aplicá-las.

O gráfico abaixo traz o histórico de preços referente ao período da Black Friday 2023 para o Ar Condicionado Split 9000 Btu Frio da Springer Midea. Podemos observar que a queda de preço mais agressiva aconteceu na quarta-feira, 22, pela loja Ferreira Costa, chegando ao valor de R$ 1.799,00.

  1. Na Black Friday 2023, a loja Ferreira Costa tinha a oferta de menor preço, 25% abaixo da segunda colocada. Essa visão de mercado possibilitaria, por exemplo, a loja Ferreira Costa aumentar sua margem de lucro e ainda manter-se competitiva como a oferta com menor preço para o produto.

  1. Entre meados de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, quando as temperaturas tendem a ficar acima dos 25°C, observamos que lojas como a Dufrio, Friopeças e Central Ar aumentam os preços de suas ofertas, aproveitando a provável demanda advinda das altas temperaturas.
  1. A partir da primeira quinzena de janeiro, os preços retornam a um patamar mais baixo, sugerindo uma possível nova estratégia de queima de estoque.

É importante destacar nesse exemplo que, na sexta-feira que marcava a Black Friday, a diferença entre a oferta da loja com menor preço (R$ 1.799,00) e a segunda colocada (R$ 2.249,10), era de 25%. Ou seja: a loja Ferreira Costa ainda poderia aumentar sua margem de lucro e ainda assim se manter como a oferta com menor preço para o produto.

4. Monitoramento de preços a prazo

O preço à vista nem sempre é o fator decisivo de compra para o consumidor. Além dele, o varejista pode monitorar os preços a prazo dos concorrentes e ajustar suas próprias condições de pagamento — tornando suas ofertas mais atrativas para os clientes e competitivas no mercado.

5. Monitoramento de frete e prazos de entrega

Datas estimadas e custo de entrega são fatores decisivos para o abandono de carrinhos no e-commerce. Ao monitorar prazos e preços compostos dos seus concorrentes, é possível ajustar suas próprias políticas de frete, oferecendo condições mais atrativas para os clientes.

Seu negócio mais competitivo e lucrativo o ano todo

Embora a Black Friday seja um evento que exige decisões e ações rápidas, o monitoramento de e-commerce é um recurso que gera resultados para além do evento — sendo fundamental para manter sua empresa competitiva o ano todo.

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