PRECIFICAÇÃO: COMO FAZER SEU E-COMMERCE LUCRAR
Como seu e-commerce investe na precificação dos seus produtos? Neste texto vamos tratar da importância dessa técnica para o e-commerce e como precificar bem o seu produto ou serviço. Para isso vamos discorrer sobre o método mais utilizado pelos grandes players do mercado e explicar como usá-lo em prol do seu negócio. Além disso, iremos explicar também como funciona a Política de Preço e o preço sugerido, dois fatores muito importantes para agregar ao desempenho da sua loja.
Precificação é uma técnica de formação de preços que leva em conta alguns critérios e variáveis, como o preço da concorrência, produtos substitutos, Markup e a margem de contribuição. Isso inclui também as estratégias próprias de cada empresa, como o posicionamento de mercado e o valor percebido da marca.
Antes de mais nada, é necessário lembrar que o preço do produto é mais do que a quantidade monetária envolvida na transação. Ele se trata de muitos valores subjetivos, que devem estar de acordo com a estratégia de cada marca e de cada agente da cadeia de produção, como distribuidores, varejistas, lojistas e revendedores. Por esse motivo, a precificação é importante em todos os mercados.
Uma precificação assertiva pode fazer toda diferença no negócio, aumentando as margens e o volume de vendas consideravelmente. E nem sempre o melhor preço é o menor. Aliás, essa não é uma prática saudável, basta pensar: quantas empresas de sucesso apostam apenas na política de ser o mais barato? Tudo depende de quem está comprando, qual o público alvo da empresa e qual o objetivo dela.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PRECIFICAÇÃO
Sobreviver ao mercado está muito além de ter o produto mais barato, é preciso contar com a melhor estratégia e as melhores ferramentas para chegar nesse objetivo. “Engana-se quem acredita que preço baixo é sinônimo de sucesso de vendas. O sucesso de vendas é garantido quando o preço do produto está alinhado com o planejamento estratégico da empresa que inclui o público alvo, posicionamento, entre outras variáveis”, explica Marcelo Magalhães, Gerente de Produtos da WebGlobal.
O preço pode alavancar as vendas ou praticamente deixar uma empresa fora do mercado. Entender a técnica de precificar e deixar ela alinhada com o dia a dia e as estratégias da empresa é realmente uma arte para poucos. “No e-commerce, devido à velocidade das mudanças de preço e de disponibilidade de produtos substitutos, o monitoramento e a precificação se tornam ainda mais críticos e importantes para se atingir os objetivos e comunicar a estratégia da empresa na internet”, explica Maurício Cardoso, Diretor Comercial da WebGlobal.
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Contratar um profissional para ficar monitorando manualmente a concorrência, além de ser mais caro, faz com que os dados nunca fiquem atualizados a tempo de uma tomada de decisão estratégica. É um método realmente ineficiente.
Quando o assunto é precificar bem um produto ou serviço, uma boa ferramenta é indispensável. O monitoramento de mercado pode ajudar muito em todos aspectos. Ele cria agilidade e uma base de informações que a empresa não teria como acompanhar de maneira manual. “Além de concentrar a energia e os esforços no que realmente pode trazer lucro, a parte da inteligência de negócio, e dar agilidade para a tomada de decisão”, explica Cardoso.
MARKUP: O MÉTODO DE PRECIFICAÇÃO MAIS USADO PELOS GRANDES PLAYERS DE MERCADO
Markup é um método de precificação baseado no custo do produto ou serviço. Ou seja, é um índice aplicado para a formação do preço de venda. Ele é composto pelas despesas fixas, despesas variáveis e pela margem de lucro estimada. A soma dos três fatores é multiplicada pelo preço do custo, formando assim o preço final.
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