Em mercados competitivos, como o de smartphones, a política de preço sugerido é uma estratégia fundamental para a gestão de ofertas no varejo. Um exemplo prático disso é o do Samsung Galaxy A55, lançado em março de 2024, que teve uma queda de quase metade do seu preço em pouco tempo, cerca de 43%.
Com recursos dignos de modelos mais avançados e um design premium, o Samsung A55 chegou ao mercado com a promessa de ser um dos principais smartphones intermediários do ano. No Brasil, seu preço de lançamento foi de R$2.999 (128 GB) e R$3.499 (256 GB).
Porém, uma análise do mercado atual mostra uma queda significativa nos preços praticados pelos varejistas. Neste artigo, você entende a importância do preço sugerido e como sua empresa pode maximizar a margem de lucro, sem abrir mão da estratégia do produto.
Estratégias de precificação do Galaxy A55
O WebPrice analisou mais de 400 ofertas para o Galaxy A55 em 31 lojas online. Segundo o levantamento, o menor preço monitorado para o modelo de 128GB foi de R$1.699,00 entre os dias 11 e 12 de maio; já para o modelo de 256GB, foi de R$2.099,00 entre 07 e 12 de junho.
Esses valores mostram que, embora o preço sugerido estabeleça uma referência para o lançamento, tanto marca quanto o mercado podem trabalhar com o tempo fatores de variação como promoções, políticas de desconto e estratégias de penetração de mercado.
Importância de estabelecer seu preço sugerido
1. Alinhamento com a estratégia de marca
O preço sugerido ajuda a estabelecer uma percepção de valor para a marca entre os consumidores. Muitas vezes, isso se relaciona ao pagar pela solução e sentimento — e não apenas pelo produto/função. É o valor que vai além do dinheiro.
Ao lançar o Galaxy A55 com um preço de R$2.999 (128 GB), por exemplo, a Samsung provavelmente pode capturar early adopters, ou seja: consumidores dispostos a pagar mais por algo novo ou exclusivo.
Depois disso, a redução de preço amplia o mercado alvo, tornando o produto acessível a um público mais sensível a preço e, consequentemente, aumentando o volume de vendas.
2. Uniformidade no mercado
As políticas de preço também funcionam como uma referência para os varejistas, garantindo certa uniformidade no mercado. Isso evita disparidades extremas nos preços e cria uma experiência de compra mais coerente. Outro fator importante é que evita a canibalização de vendas entre diferentes canais.
É claro que um preço competitivo ajuda marcas a rapidamente ganharem participação de mercado. Embora a Samsung tenha começado com preços mais altos, a rápida redução também pode ser interpretada como uma política de marca, que visa penetrar mercados emergentes e ganhar popularidade.
Inclusive, a Samsung é a marca com maior presença em lojas relevantes, conforme dados do E-commerce Brasil Insights. Sua ampla distribuição indica uma estratégia robusta de penetração que, por consequência, aumenta a visibilidade da marca e facilita o acesso dos consumidores aos produtos.
3. Confiança do consumidor
Quando os consumidores percebem consistência nos preços, sua confiança na marca aumenta. Preços significativamente abaixo do sugerido podem trazer uma percepção negativa de desvalorização do produto. Isso pode levar os consumidores a questionar seu valor real.
Por isso, é preciso atenção com estratégias de promoções e descontos limitados. Algumas reduções temporárias de preço do Samsung A55 podem fazer parte, por exemplo, de uma estratégia para aumento de vendas durante períodos específicos, como eventos sazonais.
4. Análise de mercado e concorrência
Também é possível ajustar seu preço sugerido de acordo com a prática de concorrentes. Afinal, prestar atenção ao que está acontecendo no mercado online, como um todo, é essencial. Você pode conferir um exemplo muito claro desta prática através de dados do segmento de celulares no mercado online.
Ainda conforme o E-commerce Brasil Insights, a Samsung também é uma das principais marcas em número de ofertas. Essa presença forte, tanto em termos de distribuição quanto de ofertas, contribui para uma percepção de marca associada a acessibilidade, variedade e inovação.
Podemos dizer que a Samsung, líder em presença em lojas e ofertas online, tem uma estratégia de precificação agressiva e que reforça sua posição de destaque. Neste caso, o preço sugerido elevado ajuda a criar uma percepção de valor, assim como a subsequentes queda, que fortalece a posição competitiva da marca.
Para empresas que buscam otimizar suas políticas de preço, a chave está em encontrar um equilíbrio entre valor percebido, competitividade e lucratividade. Para isso, o uso de dados reais do mercado online ajuda a nortear decisões estratégicas.
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