Planejamento anual para empresas: inicie 2025 com mais inteligência de dados

Quer otimizar o planejamento estratégico da sua empresa para 2025? Se a resposta for sim, você precisa de dados precisos e atualizados do mercado — e isso deve ser prioridade no seu orçamento.

Soluções de inteligência de mercado contribuem, logo nos primeiros meses, com processos mais ágeis e decisões mais embasadas. Já os ganhos a longo prazo vão se consolidando gradualmente, como otimização de margens e expansão para novos mercados.

Por que é importante monitorar o mercado em 2025?

Cada vez mais, o monitoramento de mercado vem se tornando fundamental para empresas que desejam se manter competitivas e relevantes. Afinal, nortear ações com base em suposições ou perspectivas limitadas só deixa seu negócio suscetível a correr riscos e prejuízos.

Dados podem ser transformados em informações estratégicas que, quando combinadas com a expertise de especialistas, tornam-se decisões bem sucedidas. 

Ter uma visão ampla e veraz do cenário competitivo ajuda a identificar tendências e oportunidades de otimização e expansão de negócios. E, para acompanhar essa evolução de maneira eficiente, é necessário soluções tecnológicas que viabilizem análises mais rápidas e assertivas.

Três análises de dados para potencializar seu planejamento estratégico

1. Concorrência, sazonalidade e ruptura do histórico de preço

Empresas líderes no e-commerce usam dados para acompanhar a concorrência e adaptar suas ofertas conforme as variações do mercado. O monitoramento contínuo possibilita, entre outras estratégias, ajustes diários de preços e a identificação de padrões sazonais. 

Embora pareça uma tarefa desafiadora monitorar cada atualização da concorrência, existem tecnologias capazes de compilar e fornecer essas informações de maneira ágil e otimizada. Assim, é possível planejar melhor o futuro do seu negócio e ajustar-se rapidamente às mudanças de cenário.

Abaixo, observamos um exemplo prático da análise de histórico de preços do ar condicionado 9000 btu da Springer Midea. Essa visão ampla referente ao período de um ano coloca em evidência as flutuações sazonais para ofertas do modelo Airvolution Connect.

Histórico de preço para ofertas do ar condicionado 9000 btu modelo airvolution connect da marca Springer Midea em sete marketplaces, sendo eles: Climario, Comprebel, Dufrio, Ferreira Costa, Frigelar, Friopeças e Gazin Shop. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Consideramos sete marketplaces para a análise de dados. Entre final de novembro de 2023 e início de fevereiro de 2024, é possível observar uma forte elevação nos preços, nos quais algumas ofertas ultrapassaram os R$ 2.600. Durante esse período, as ofertas mais competitivas também elevaram seus preços, acompanhando a movimentação do mercado como um todo.

Para a temporada de verão 2024/2025, podemos esperar as mesmas flutuações, considerando que já se observa um aumento no preço mínimo para esse produto. A loja Dufrio, por exemplo, apresenta constantes rupturas desde agosto. Se a oferta para este produto seguir os padrões do mesmo período do ano anterior, a tendência é uma elevação de preço e disponibilidade constante.

Histórico de preço do ar condicionado 9000 btu modelo airvolution connect da marca Springer Midea na loja Dufrio. Imagem: WebPrice/Divulgação.

A partir da análise detalhada desses dados, é possível, por exemplo, otimizar margens de lucro e manter ofertas competitivas o ano inteiro. O monitoramento contínuo permite identificar oportunidades que podem ser aproveitadas rapidamente, além de evitar que sua empresa seja pega de surpresa por mudanças inesperadas do mercado.

2. Marcas, produtos e canais de venda do e-commerce

Para entender o e-commerce de forma ampla, é necessário ir além da análise de lojas e marketplaces. É importante saber quais são as marcas com maior presença, os produtos mais ofertados e os canais de venda mais utilizados. Isso permite que você defina de forma estratégica seu portfólio para vendas online.

Se você é varejista, o uso de tecnologias de análise de dados ajuda, por exemplo, a precificar seus produtos de maneira inteligente, com base em uma visão clara de como o mercado está posicionado hoje. A partir disso, você entende a capilaridade de marcas e produtos que seus concorrentes estão trabalhando — informações úteis para ajudar na otimização do seu próprio mix de produtos.

No próximo exemplo, é possível visualizar um recorte do mercado de fones de ouvido online. Do universo de 498 marcas, 61 lojas, 4.052 produtos e 29.892 ofertas, foram selecionadas apenas as 10 principais fabricantes e os 10 principais canais de venda. Esse delimitação permite entender a capilaridade de mercado, oportunidades de expansão e captura de diferentes nichos e perfis de clientes.

TOP 10 MARCAS COM MAIS OFERTAS DE FONES DE OUVIDO
    1. Tws: 2.323 (7,7%)

    2. Jbl: 2.213 (7,4%)

    3. Philips: 1.362 (4,5%)

    4. Oex: 813 (2,7%)

    5. Kaidi: 694 (2,3%)

    6. Samsung: 682 (2,2%)

    7. Hmaston628 (2,1%)

    8. Sony: 624 (2%)

    9. Exbom: 613 (2%)

    10. Knup: 612 (2%)

TOP 10 LOJAS COM MAIS OFERTAS DE FONES DE OUVIDO
  1. Magazine Luiza: 14.810 (49,5%)

  2. Americanas: 3.087 (10,3%)

  3. Inter Shop: 2.540 (8,5%)

  4. Kabum: 1.736 (5,8%)

  5. Casas Bahia: 1.718 (5,7%)

  6. Extra: 1.696 (5,6%)
  7. Ponto Frio: 1.507 (5%)

  8. Carrefour: 834 (2,7%)

  9. Netshoes: 364 (1,2%)

  10. Miranda: 148 (0,5%)

Neste gráfico, é possível avaliar a capacidade de presença de cada marca através das suas estratégias de distribuição nos principais marketplaces com ofertas para fones de ouvido. Imagem: WebPrice/Divulgação.

A partir do ponto de vista do varejo, podemos identificar oportunidades de otimização de portfólio de produtos. A Netshoes, por exemplo, é um marketplace que está crescendo em ofertas na categoria, mas fica entre as opções intermediárias em relação a segunda principal marca em número de ofertas da categoria, a JBL. Vale lembrar que a fabricante é referência entre os consumidores por sua qualidade sonora.

Na Netshoes, a JBL é a segunda marca mais ofertada (14%), ficando atrás apenas da Oex, que domina esse marketplace com 63% das ofertas. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Comparado com outros varejistas como Carrefour e Magazine Luiza, onde a JBL está mais bem posicionada, há uma clara oportunidade para a Netshoes expandir seu portfólio de produtos da marca. Investir em uma maior variedade pode aumentar sua competitividade e atrair consumidores que buscam produtos de alta qualidade em áudio — ação que poderia reforçar a presença da Netshoes nesta categoria.

Já para os fabricantes, a análise de dados fornece informações valiosas sobre, por exemplo, os produtos da concorrência mais ofertados pelo varejo. A partir disso, é possível otimizar a capilaridade da marca expandindo e ampliando sua distribuição nos canais de venda, otimizando estratégias de lançamento de novos produtos e até mesmo exclusividades que possam trazer diferencial competitivo.

Essa visualização permite identificar que a marca TWS tem maior capilaridade em lojas como Inter Shop, Magazine Luiza e Carrefour. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Vamos a outro exemplo: ao analisar o gráfico pela perspectiva da marca TWS, observamos que ela tem uma presença significativa nos principais marketplaces da categoria. Isso demonstra que a TWS tem uma boa penetração em diversos canais de venda, sugerindo que é uma marca bem distribuída no mercado de e-commerce. Ainda assim, é possível identificar que há oportunidade de crescimento em canais como Kabum!, Netshoes e Miranda, onde sua presença é menos expressiva.

Além de monitorar a capilaridade da sua própria marca, é fundamental prestar atenção na concorrência e no surgimento de novas marcas, produtos e canais de venda. Identificar tendências emergentes ajuda sua empresa a adaptar-se rapidamente ao comportamento do mercado e posicionar-se como referência em inovação, o que é especialmente importante em segmentos dinâmicos.

3. Principais objetivos, metas e indicadores de desempenho

Uma vez que sua empresa tenha uma visão clara do mercado e da concorrência, é hora de estabelecer os principais objetivos, metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Esses critérios guiarão sua estratégia e permitirão o acompanhamento contínuo do seu desempenho.

Lembre-se que é importante definir objetivos claros, baseados em dados, e metas de curto, médio e longo prazo, sempre alinhadas à realidade do mercado.

Embora seja necessário respeitar as particularidades da sua marca, algumas boas práticas de negócios podem ajudar a traçar um plano de desenvolvimento. Para o varejo, por exemplo, os KPIs mais importantes podem estar relacionados à competitividade de preços. A curto prazo, um excelente indicador pode estar relacionado ao percentual de produtos da curva A com melhor preço do mercado. 

Outro KPI relevante é a cobertura de mix de produtos nas curvas B e C, que ajudam a garantir uma boa variedade de ofertas. Além disso, o varejo pode monitorar o tamanho do seu mix de produtos por categoria em comparação com o mercado — e saber quantos lideram com o melhor preço. Esses KPIs são fundamentais para avaliar o desempenho da sua loja no e-commerce.

Lembre-se de que os KPIs devem ser poucos, mas relevantes, focando em áreas mais estratégicas.

Na imagem abaixo, por exemplo, podemos avaliar como cada marketplace está posicionado para a categoria de televisores no e-commerce. Foram selecionadas as 10 lojas com maior número de ofertas para entender seu posicionamento competitivo de preços e amplitude de portfólio de produtos.

Para lojistas, essa visualização permite acompanhar o posicionamento de produtos com relação à competitividade de preços entre os players. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Magazine Luiza, Carrefour, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia possuem uma quantidade expressiva de ofertas com preços mais baixos (representado no gráfico pela cor vermelha). Embora o Carrefour esteja posicionado como o segundo principal marketplace em número de ofertas para televisores, o Extra lidera o mercado no quesito competitividade de preços.

Isso sugere que os cinco principais players estão enfrentando uma forte concorrência de preço — especialmente Extra e Ponto Frio, que possuem mais de 20% do seu portfólio com preços inferiores ao de concorrentes. A Magazine Luiza, por outro lado, se destaca por ter o maior catálogo, sugerindo uma estratégia de liderança focada em mix de produtos. Esse pode ser um fator de atração para consumidores que buscam por diferentes modelos de televisores, por exemplo.

Já para os fabricantes, os KPIs podem ter um foco diferente. Um indicador relevante, por exemplo, é o percentual de produtos da curva A presentes em seus principais canais de venda — o que demonstra se sua rede de revendedores está bem abastecida. Outro KPI interessante é o percentual de canais de venda que respeitam suas políticas de preço sugerido.

O gráfico a seguir traz um exemplo de análise fictícia para o preço sugerido de uma  marca indeterminada. Foram selecionados 10 marketplaces aleatórios com mais ofertas de produtos para ilustrar como os canais se comportam em relação às políticas de preço do fabricante.

Para fabricantes, essa visualização viabiliza o monitoramento contínuo de preço sugerido nos canais de venda. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Nesse exemplo, embora o Carrefour tenha uma quantidade restrita de produtos, é a loja com maior percentual de produtos abaixo do preço sugerido (11%), o que demonstra uma tendência mais agressiva de competitividade. Se a fabricante estiver posicionando seus produtos como opções acessíveis no mercado, pode otimizar suas estratégias de distribuição com este canal, tendo em vista sua potencial penetração em mercados que são sensíveis a preços.

Porém, caso a fabricante queira consolidar sua percepção de marca para determinados produtos como premium, a parceria com o Carrefour precisará ser mais seletiva. Isso ajuda a manter a integridade da marca e evita a desvalorização por descontos exagerados ou preços descompassados que podem impactar negativamente na sua percepção de valor pelo público.

Uma visualização otimizada do posicionamento da sua empresa no e-commerce facilita o acompanhamento de KPIs e estratégias em tempo real. Esse tipo de análise garante que seu negócio esteja sempre alinhado às melhores práticas do mercado e no caminho certo para alcançar os objetivos de negócio, a curto e longo prazo.

Quando é o momento ideal para investir em inteligência de dados?

O ideal é começar o quanto antes. Se você já está pensando no orçamento de 2025, incluir soluções que ajudem sua empresa a tomar decisões baseadas em dados deve ser uma prioridade. Afinal, em um mercado cada vez mais dinâmico, estar preparado é essencial para manter a competitividade.

Os benefícios do uso de inteligência de dados surgem logo nos primeiros meses, com a melhoria na eficiência de processos e uma visão mais clara do mercado. Contudo, os ganhos mais expressivos, como a otimização de margens e o aumento da competitividade, se consolidam ao longo do tempo.

Quando você investe em uma solução de inteligência de dados, o “achismo” dá lugar à clareza e precisão nas decisões. Para acompanhar o ritmo frenético das mudanças do e-commerce, o uso de tecnologias avançadas, como Machine Learning e Inteligência Artificial, são o novo padrão para empresas que querem se destacar.

Mesmo que você tenha um vasto conhecimento do seu mercado, com mais de 20 anos de experiência, ter à sua disposição dados precisos e atualizados do seu segmento trarão decisões, não só serão mais seguras, como também mais estratégicas, minimizando riscos e maximizando oportunidades.

Construa 2025 com decisões baseadas em dados reais

Ao iniciar esse processo agora, sua empresa ganha vantagem no recurso mais valioso: tempo. Já nos próximos meses, você poderá observar os primeiros resultados e, ao chegar em 2025, terá uma clareza muito maior sobre o mercado. Tudo isso garantirá tomadas de decisão mais seguras e embasadas para gerar diferencial competitivo e colocar sua empresa à frente dos concorrentes.

Investir em inteligência de dados hoje significa alinhar suas estratégias diárias com informações precisas — o que reduz a margem de erro e aumenta as chances de sucesso. Para nós, da WebGlobal, que trabalhamos com dados todos os dias, asseguramos que eles mostram o caminho mais seguro para o sucesso. Desejamos a você um 2025 cheio de ótimos resultados!

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