Categoria ou SKU? Saiba qual é o monitoramento ideal para sua empresa

Existem dois métodos de monitoramento de e-commerce que trazem diferentes visões de mercado. A primeira e mais comum é o monitoramento por SKU, que traz uma visão detalhada de produtos específicos identificados por códigos únicos. Já o monitoramento por categoria traz amplitude de mercado ao coletar dados de todo um nicho de bens de consumo.

Essas abordagens atendem a diferentes objetivos; portanto, não há uma “melhor” escolha, e sim aquela que mais se alinha às necessidades do seu negócio. Neste artigo, você descobre como cada método funciona e como podem gerar valor e apoiar o crescimento da sua empresa no e-commerce.

O que é o monitoramento por SKU?

Seja de ofertas próprias ou de concorrentes, o monitoramento por SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque, em português) permite que você acompanhe detalhadamente o desempenho de produtos individuais. Ideal para rastrear atualizações de ofertas, histórico de preços e disponibilidade de produtos, o monitoramento por SKU é eficaz para ajustes finos e comparar diretamente com os concorrentes.

Também é especialmente útil para mercados pulverizados, onde há uma vasta gama de produtos e a presença em lojas é intensa. Nesses casos, o monitoramento de toda a categoria pode se tornar inviável, tanto financeiramente quanto em termos de processamento de dados. Por outro lado, o monitoramento por SKU permite acompanhar os principais itens e concorrentes de forma customizada, economizando recursos e acessando informações precisas.

Ambos monitoramentos são viabilizados através da implementação de tecnologias avançadas para monitoramento de mercado, capazes de captar e processar grandes volumes de dados de forma contínua. Além disso, esses sistemas permitem um processamento ágil, transformando dados em informações estratégicas e acionáveis para negócios.

O que é o monitoramento por categoria?

O monitoramento por categoria é uma alternativa muito mais abrangente e, por isso mesmo, mais complexa do que o monitoramento por SKU. Essa análise envolve tecnologias como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para capturar a grande quantidade de dados que compõem uma determinada categoria.

Esse processo é realizado por robôs que vasculham o e-commerce, coletando uma variedade de dados sobre cada produto de determinado segmento. Embora a captura inicial seja feita de forma automática, profissionais qualificados garantem a precisão dessas informações por meio de um processo de categorização e organização de dados.

Abaixo, observamos como funciona o monitoramento por categoria a partir da visão de um marketplace com ofertas de panificadoras. Podemos avaliar, por exemplo, produtos com preços mais baratos, iguais ou mais caros, além de mapear produtos ofertados pela concorrência, mas que a sua loja não oferece (gráfico cinza).

Nesta visualização, é possível identificar quantos produtos são ofertados por cada canal de venda da categoria no e-commerce. Imagem: WebPrice/Divulgação.

A combinação entre tecnologia e inteligência humana torna o monitoramento por categoria uma ferramenta poderosa. Através da análise desses dados, é possível obter uma visão panorâmica do mercado, que revela novos produtos, lacunas, oportunidades e competitividade para marcas e players do e-commerce.

Três motivos para começar a monitorar categorias de produtos

Monitorar o máximo de informações possíveis para obter uma visão completa do mercado e das dinâmicas competitivas é interessante. Nesse contexto, o e-commerce atua como uma vitrine digital para todos os produtos de um segmento, e o monitoramento por categorias se destaca na captura de dados de forma abrangente.

É justamente essa visão panorâmica que ajuda a identificar oportunidades e lacunas dentro do seu nicho de mercado. Implementar o monitoramento por categoria não só traz um entendimento profundo do segmento, como também cria uma base sólida para ações de posicionamento de marca. Com dados amplos, sua empresa tem acesso a percepções importantes, como:

1. Relevância da marca dentro do segmento

A relevância de uma marca no mercado é um dos fatores mais importantes para seu sucesso no e-commerce. Ao monitorar uma categoria inteira, empresas podem identificar o volume total de SKUs disponíveis de cada fabricante, além de entender a visibilidade das lojas que vendem seus produtos.

Esse mapeamento permite acompanhar quais players dominam o segmento e quais estão perdendo relevância. Isso também facilita a análise de lojistas e marketplaces que representam o maior volume de ofertas, permitindo a criação de estratégias específicas para se destacar nessas plataformas.

Por exemplo, ao monitorar sua categoria, uma marca pode identificar que seu posicionamento caiu nos últimos dias. Podemos observar no exemplo abaixo, referente a categoria de aspirador de pó, que, embora a Karcher seja uma marca com ampla presença em lojas do e-commerce (imagem à direita, coluna rosa), perde posições quando o assunto é pulverização de suas ofertas (imagem à esquerda, coluna amarela).

Top 7 marcas por ofertas para a categoria de aspirador de pó no e-commerce. Imagem: WebPrice/Divulgação.
Top 7 marcas de aspirador de pó por presença em lojas no e-commerce. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Essa percepção pode ser fundamental para ajustar as estratégias de distribuição junto aos parceiros, garantindo que seus produtos estejam nas vitrines certas para alcançar o público-alvo de forma mais eficiente. Além disso, permite identificar e explorar novos canais de venda, abrindo oportunidades para expandir a presença da marca em lojas ainda não exploradas.

2. Identificar oportunidades de expansão ou novos posicionamentos

É possível identificar canais de venda novos ou pouco explorados, ou até mesmo aqueles onde a concorrência está ativa e você ainda não. Para empresas que desejam expandir seu alcance e diversificar canais, o monitoramento por categorias pode trazer percepções assertivas sobre essas questões.

A análise também pode revelar novos rumos para alcançar maior eficiência nos negócios. É possível corrigir estratégias de distribuição, por exemplo, identificando canais com potencial para o seu mercado e que não foram considerados no primeiro momento. Essa visão ampla permite refinar o posicionamento da sua marca e fortalecer o desempenho das suas ofertas.

No próximo exemplo, podemos visualizar o recorte de um mercado no qual foram selecionadas sete marcas e cinco canais de venda com potencial. No caso da Riachuelo, seu portfólio de ofertas é majoritariamente composto por produtos da marca Arno (62%), com poucos produtos disponíveis da Britânia (15%) e da Philco (8%).

Ambas marcas poderiam avaliar melhorar a distribuição de certos produtos neste canal, ou ainda desenvolver produtos exclusivos, tendo em vista uma colaboração com a loja Casa Riachuelo, voltada a utensílios, decoração e eletrodomésticos. Também seria viável para outras marcas, como Mondial, Oster e Cadence, explorarem a Riachuelo como um novo canal de vendas para seus produtos.

Neste gráfico, é possível avaliar a capilaridade de cada marca em marketplaces selecionados. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Outro exemplo possível é o de marcas estrangeiras que estudam a viabilidade do lançamento de novas tecnologias e produtos no mercado brasileiro. Nesse caso, os dados da categoria de produtos podem ser usados para o desenvolvimento de pesquisas de mercados, nas quais essas empresas podem avaliar a viabilidade ou não dessa expansão.

3. Mapear produtos similares e/ou substitutos

Com uma visão ampla, é possível mapear produtos similares e/ou substitutos para itens do seu portfólio que ainda não haviam sido considerados. Ao comparar diferentes características e utilidades, empresas podem avaliar se o investimento em melhorias ou designs específicos poderá ser rentável.

O exemplo abaixo traz uma visão de mercado customizada a partir da seleção de cafeteiras com capacidade para servir 38 xícaras. Essa visão otimizada reúne outras características de produtos de diferentes marcas, como cores, tecnologias e valores, trazendo opções com atributos similares entre si.

A partir da visão detalhada de design e descrição de produtos, é possível identificar rapidamente diferentes atributos entre produtos similares e substitutos. Imagem: WebPrice/Divulgação.

Esse tipo de estudo também possibilita identificar se existem produtos substitutos para o seu produto. No caso da imagem anterior, poderíamos considerar cafeteiras elétricas com capacidade para servir 40 xícaras ou mais, por exemplo.

Também é possível analisar dados de produtos a partir de características específicas e mapear concorrentes de novos lançamentos. Todos esses detalhes permitem uma abordagem personalizada e mais assertiva ao mercado.

Visão panorâmica do que acontece no e-commerce

Ao monitorar categorias inteiras, empresas têm acesso a insights profundos e dados ricos que possibilitam uma tomada de decisão mais eficaz e proativa. Isso não só aumenta a capacidade de reagir a mudanças de mercado, como também ajuda a antecipar movimentos e inovações. Dê o primeiro passo agora: entre em contato com nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita.

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