Esquenta Black Friday da Amazon vale a pena? Só quem monitora sabe

Além de identificar as melhores ofertas, o monitoramento de mercado é uma prática que possibilita às empresas ganharem em termos de competitividade e de participação de mercado — especialmente em eventos promocionais, como a Black Friday 2024. Neste ano, a Amazon foi pioneira ao iniciar a campanha Esquenta Black Friday com uma seleção de produtos que chegam a até 70% de desconto.

Mas será que, em comparação a outros marketplaces, as ofertas do Esquenta Black Friday da Amazon valem a pena mesmo?

Para validar se a Amazon está de fato acompanhando ou superando a concorrência em termos de descontos, selecionamos alguns dos produtos mais relevantes da campanha e comparamos seus preços com ofertas disponíveis em outros marketplaces. A partir disso, avaliamos a intenção da Amazon em trazer ofertas competitivas durante o período que antecede a data oficial da Black Friday (última sexta-feira de novembro).

Análise de produtos do Esquenta Black Friday da Amazon

Os dados coletados para a análise a seguir são referentes ao dia 11 de novembro de 2024. A captura otimizada de ofertas do e-commerce foi realizada através do sistema de inteligência de mercado, WebPrice.

1. Cafeteira Nespresso Vertuo Next

A Cafeteira Nespresso Vertuo Next Vermelho estava disponível no Esquenta Black Friday da Amazon com um desconto de 67% por apenas R$ 299,00. Esta é a melhor oferta para o produto, com diferença de preços entre outros e-commerces concorrentes de aproximadamente R$ 20 a R$ 50. Angeloni, Efácil e Magazine Luiza são as lojas que mais se aproximam, mas ainda não conseguem igualar o preço oferecido pela Amazon.

Enquanto isso, marketplaces como Carrefour e Cassol Centerlar ficam ainda mais distantes em competitividade, oferecendo o produto por R$ 329,00 e R$ 349,90, respectivamente. Essa estratégia da Amazon reforça sua liderança no Esquenta Black Friday, atraindo os consumidores que buscam as melhores ofertas e maximizando o valor percebido da plataforma.

2. Notebook ASUS VivoBook Go 15

O Notebook ASUS VivoBook Go 15 fazia parte do Esquenta Black Friday da Amazon e custava R$ 2.699,00, com um desconto de 11% sobre o preço original. Porém, havia ofertas disponíveis com preços mais baixos em marketplaces concorrentes: na Fast Shop e na KaBuM! (com uma diferença de quase 3% com relação à oferta da Amazon).

A partir da oferta anterior, comparamos o preço do produto em outros marketplaces. Embora a campanha de Esquenta Black Friday da Amazon possa gerar tráfego, os lojistas precisam estar atentos aos preços de concorrentes durante os períodos promocionais, considerando que muitos consumidores sensíveis a preço mantêm-se atentos às flutuações e buscam comparar preços em outras lojas.

3. Fritadeira Air Fryer Mondial Grand Family

A Fritadeira Air Fryer Mondial Grand Family estava disponível no Esquenta Black Friday da Amazon pelo preço de R$ 329,00, com 18% de desconto. O próprio marketplace gerencia a venda desse produto, sendo capaz de oferecer o menor preço do mercado com uma diferença significativa em relação ao valor praticado pela maioria dos concorrentes. Outras lojas até oferecem o produto a preços competitivos, mas ainda assim ligeiramente superior ao da Amazon.

A loja Le Biscuit estava posicionada na 2ª posição, com preço de R$ 338,89 à vista. Na sequência, a Gazin aparece como seller em três marketplaces diferentes, sendo eles Extra, Ponto e Casas Bahia, além do seu próprio e-commerce, com uma estratégia de preço consistente e pouco competitiva em todos os canais. A única loja da amostra onde a Gazin tem oferta para este produto com um preço um pouco alto é na Magazine Luiza, a R$ 375,90, o que pode indicar condições não tão favoráveis aos revendedores na plataforma.

4. Lavadora de Alta Pressão WAP Ousada Plus

A Lavadora de Alta Pressão WAP Ousada Plus era outro produto disponível no Esquenta Black Friday da Amazon com 23% de desconto e preço de R$ 398,90. O próprio marketplace é responsável pela venda e entrega desse item, sendo capaz de se posicionar de maneira agressiva, com uma diferença de mais de R$ 50 em comparação a segunda oferta com menor preço para o produto no e-commerce.

As demais lojas têm ofertas de sellers, como 2eletro e Dd Máquinas, que tentam manter certa competitividade, mas não oferecem preços capazes de rivalizar com a Amazon. Já a variação de preços entre os marketplaces concorrentes, que vendem diretamente o produto ao consumidor, é moderada, com diferenças de aproximadamente R$ 40 a R$ 50 entre as principais lojas.

5. Smartphone Samsung Galaxy M55 256GB

O Samsung Galaxy M55 5G de 256GB é outro item que fazia parte do Esquenta Black Friday da Amazon. Seu preço era de R$ 1.689,00, com um desconto de 44% sobre o preço original. Embora a Amazon tivesse um preço competitivo em comparação a outros marketplaces, o Armazém PB oferecia a melhor oferta para o produto, sendo aproximadamente R$ 90 mais barato.

Comparamos o preço da Amazon com ofertas em outros marketplaces e percebemos que, mesmo não sendo a oferta mais barata, a Amazon ainda garantia uma das opções mais atraentes do mercado, ficando na segunda posição como melhor preço. Para consumidores que não querem esperar o evento principal para aproveitar boas ofertas, o Esquenta Black Friday pode ser vantajoso.

6. Lava e Seca Samsung WD11M com Digital Inverter

A oferta da Amazon de R$ 3.824,15 para a Lava e Seca Samsung WD11M liderava como o menor preço do mercado, com uma diferença de quase 2% para a segunda oferta mais competitiva. Em lojas como Ponto, Casas Bahia, Extra e Carrefour as ofertas competiam com preços próximos, por R$ 3.899,00, mas ainda sem superar as condições da oferta da Amazon.

O interessante de se observar nesse caso é que todas as ofertas nos marketplaces, incluindo Amazon, são vendidas pelo seller Lojas Samsung. Isso mostra uma estratégia de distribuição e precificação coordenada diretamente pela marca, gerando maior controle sobre os preços praticados no mercado e sugerindo melhores condições de políticas de preço em marketplaces selecionados.

A presença do mesmo seller em todas as plataformas coloca os marketplaces em uma posição de concorrência mais focada em serviços adicionais, como políticas de entrega, parcelamentos e programas de fidelidade, em vez de uma competição direta de preços. Isso beneficia a marca, pois mantém uma uniformidade de preço e permite que cada marketplace explore diferenciais que agreguem valor para o consumidor sem necessariamente reduzir a margem de lucro.

7. Parafusadeira e Furadeira WAP BPF-12K3

Durante o Esquenta Black Friday da Amazon, o produto Parafusadeira e Furadeira WAP 12V BPF-12K3 era anunciado a R$ 149,90, com um desconto de 11%, sendo uma das ofertas mais competitivas do mercado. Na mesma posição, está o marketplace Ismafer Ferramentas com uma oferta pelo mesmo preço que a Amazon. Nesse caso, outras condições, como parcelamentos, prazos e valores de entrega, geram diferencial competitivo para os lojistas.

A presença de Olist como seller em diversas plataformas permite uma distribuição ampla e uma presença consolidada em marketplaces selecionados, sendo eles Casas Bahia, Extra, e Ponto. Porém, as variações de preço entre Olist e Olist Sp indicam uma tentativa de manter competitividade sem comprometer a margem, mas sem superar a oferta vendida e entregue pela própria Amazon.

Dados atualizados de todos seus concorrentes no e-commerce

Ao analisarmos os produtos mais relevantes do Esquenta Black Friday, ficou claro que a Amazon, na maioria dos casos, realmente ofereceu um preço mais atraente que o da concorrência. Contudo, o desconto real em comparação com outros marketplaces não era tão expressivo quanto o percentual anunciado pela própria loja, reservando os maiores desconto para produtos muito específicos, como livros e utilidades.

Monitorar o mercado e ajustar preços conforme a concorrência é uma prática fundamental para manter a competitividade das suas ofertas. Em um cenário onde a velocidade de resposta e a precisão dos dados fazem a diferença, contar com uma solução robusta como o WebPrice é fundamental para transformar informações em ações estratégicas e otimizar seus resultados no e-commerce.

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