O preço sugerido é uma parte integrante da política de preço de um determinado produto. O fabricante recomenda determinado valor para oferta do seu produto ao consumidor. Esse critério, além de evitar o alienamento de um segmento de mercado, faz parte da estratégia de posicionamento da marca e do público-alvo.
No e-commerce, o preço de um produto é um dos principais fatores que influenciam a percepção do consumidor, a competitividade da marca e as margens de lucro. Através do monitoramento de dados do mercado digital, é possível garantir que sua política de preço sugerido seja respeitada.
Por que é fundamental monitorar o preço sugerido no e-commerce?
Monitorar se o preço sugerido está sendo seguido pelos varejistas é tão importante quanto defini-lo. Quando o varejista vende um produto abaixo do preço sugerido, o fabricante pode enxergar isso como uma desvalorização de sua marca, passando a impressão de que o produto é de qualidade inferior.
Ainda que o varejista não seja obrigado a seguir o preço recomendado, o ideal é que o valor esteja alinhado com as expectativas de ambos os lados. O respeito à política de preço permite uma venda mais lucrativa e fortalece a imagem da marca, beneficiando tanto o fabricante quanto o varejista.
Vantagens da gestão de preço sugerido
Através da combinação de Business Intelligence e Big Data, é possível monitorar o preço sugerido e identificar:
1. Produtos falsificados e contrabandeados
É possível detectar ofertas com preços significativamente mais baixos do que o normal — e que podem indicar a venda de produtos falsificados que comprometem a integridade da sua marca. Da mesma forma, canais de venda não autorizados ou onde o produto não é oficialmente comercializado indicam a suspeita de contrabando.
2. Lojas que não respeitam a política de preço sugerido
Marcas podem detectar rapidamente quais varejistas estão vendendo seus produtos abaixo do valor mínimo recomendado. Através do monitoramento contínuo, é possível receber alertas sobre alterações significativas de preço, garantindo, assim, um ambiente competitivo justo para todos os parceiros.
3. Vendedores que mais desrespeitam o preço sugerido
Além de identificar lojas (1p) que não seguem o preço sugerido, a análise de dados pode revelar quais revendedores (3p) repetidamente não cumprem as políticas da sua marca. Esse mapeamento permite trabalhar ações de incentivo sobre benefícios da política de preços para marcas e parceiros.
Com essas informações em mãos, é possível não só proteger a integridade da marca, mas também garantir que as políticas de preços sejam respeitadas — maximizando a lucratividade e reforçando a confiança do consumidor.
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