4 pontos para NÃO ignorar na análise de concorrência no e-commerce

Depender apenas de opinião, intuição, ou criatividade para dar suporte às decisões da sua loja no e-commerce parece arriscado, não é mesmo? A análise da concorrência, ou análise de mercado, permite ao lojista avaliar o contexto do seu segmento, monitorar o comportamento dos concorrentes e identificar possibilidades e oportunidades para o seu negócio.

Por que a análise de concorrência é importante?

A prática de monitorar regularmente seus concorrentes, sejam diretos ou indiretos, pode ajudar a posicionar melhor sua loja no e-commerce, prever mudanças no mercado e criar estratégias mais competitivas. Esse processo investigativo tem o objetivo de identificar oportunidades de diferenciação para o seu negócio ao analisar os pontos fortes e fracos dos competidores.

Como fazer a análise de concorrência na minha loja?

Todas as equipes envolvidas na operação de uma loja online podem se beneficiar diretamente da análise de concorrência. Isso porque esse estudo se faz necessário em diferentes etapas da estratégia, do lançamento de novos produtos, passando pela definição de campanhas promocionais e chegando ao ajuste de preços de uma forma mais otimizada.

Vale, por exemplo, para o gestor da loja, que precisa de informações para tomar decisões embasadas; para o time de produto, que precisa mapear diferentes atribuições de produtos; e para o time de marketing, que precisa aprimorar campanhas com base em dados.

O trabalho de monitoramento de concorrência pode ser realizado por meio de sistemas de inteligência de mercado, como o WebPrice. Essa solução oferece uma visão ampla do e-commerce, trazendo dados atualizados de preços, ofertas, marcas e lojas de diferentes categorias de produtos.

Vantagens da análise de concorrência para lojas online

A partir dos dados coletados, um lojista pode explorar utilidades que envolvem inteligência de preços e análise de mix de produtos. Além dessas duas vertentes, outros insights estratégicos da análise de concorrência envolvem:

1. Analisar preços e prazos de frete de concorrentes

O custo de frete é um fator decisivo para muitos consumidores. Monitorar o valor cobrado pela entrega dos concorrentes permite ajustar suas próprias políticas de frete, oferecendo condições mais atrativas no preço composto e tornando a experiência de compra melhor para os clientes.

2. Verificar títulos, descrições e palavras-chave de ofertas

A partir da análise do título e descrição de ofertas, é possível mapear palavras-chave e otimizar suas próprias ofertas para aparecerem em posições mais favoráveis nos motores de busca. Isso pode melhorar significativamente a visibilidade da sua loja em marketplaces.

3. Identificar capilaridade de marcas no e-commerce

Monitorar a presença das marcas no e-commerce e a posição da sua loja em relação aos concorrentes ajuda a ajustar o portfólio e a intensificar as estratégias de produtos com alto potencial de vendas. Isso garante que a sua loja esteja sempre bem posicionada nas categorias que considera mais importantes.

4. Monitorar novas lojas concorrentes

A identificação de novos players no mercado permite ajustar rapidamente suas estratégias para lidar com concorrentes emergentes, especialmente aqueles que estão adotando políticas de preços agressivas ou inovando na experiência de compra online do cliente.

Monitore o e-commerce 24 horas por dia com dados confiáveis

Ter a segurança de saber o que está acontecendo no seu mercado facilita na hora de tomar decisões no seu negócio. Afinal, a competitividade da sua loja no e-commerce também está relacionada ao comportamento de outros players no mercado.

Defina as próximas ações da sua loja com base em informações valiosas sobre preços, descrições de produtos, capilaridade de marcas e novos concorrentes. O WebPrice fornece dados atualizados e confiáveis para que a sua loja seja um verdadeiro sucesso no e-commerce.

Não fique para trás! Comece agora a monitorar seus concorrentes e posicione sua loja como líder do seu segmento no e-commerce.

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