A análise de mix de produtos é uma prática fundamental para a otimização do portfólio de uma marca. É feita através do monitoramento de ofertas de concorrentes e, em alguns casos, de toda a categoria de um produto. A partir dessa avaliação, o lojista pode ajustar e otimizar os resultados das suas próprias ofertas.
Por que a análise de mix de produtos é importante?
Imagine, por exemplo, uma loja online que vê suas vendas estagnarem, mesmo com um catálogo extenso de produtos. Ao fazer uma análise detalhada do seu mix, compara suas ofertas com a de concorrentes e avalia o comportamento de produtos do seu nicho no mercado.
A partir disso, o lojista percebe que algumas de suas categorias estão desatualizadas e identifica oportunidades de expansão por meio do lançamento de produtos emergentes. Com alguns ajustes estratégicos, ele adiciona novos itens ao portfólio, otimiza seus estoques e remove produtos de baixo desempenho.
A tendência é que todas essas melhorias resultem em um aumento significativo nas vendas e uma base de clientes mais satisfeita. A análise de mix de produtos, quando feita de maneira inteligente, pode tornar seu negócio mais competitivo e lucrativo no e-commerce.
Como fazer a análise de mix de produtos na minha loja?
Esse tipo de análise pode ser conduzido por gestores de produto, responsáveis por compras, equipes de marketing, ou equipes que lidam diretamente com a definição do mix. A prática beneficia a empresa como um todo, pois garante maior precisão nas decisões de estoque e precificação.
Existem soluções para inteligência de negócios que tornam essa tarefa mais ágil e assertiva. O WebPrice, por exemplo, é um sistema para inteligência de mercado que oferece uma visão ampla do e-commerce, não se limitando a SKUs e abrangendo todas as ofertas de uma categoria de produto.
A coleta desses dados possibilita insights acionáveis relacionados a inteligência de preços e análise de concorrência. Além dessas duas vertentes, outras estratégias envolvem a análise de mix de produtos. Confira:
1. Identificar oportunidades de expansão de portfólio
Existe alguma marca ou categoria de produto que está ausente ou sub-representada no seu portfólio? O lojista pode monitorar como a concorrência trabalha com esses produtos para analisar oportunidades de expansão e parcerias estratégicas com as marcas.
2. Mapear produtos concorrentes diretos ou substitutos
A análise do mix de produtos também ajuda a identificar quais itens dos concorrentes são diretamente comparáveis aos produtos da sua própria loja ou quais podem ser considerados substitutos. Isso não só permite ajustar o posicionamento de preço, mas também auxilia em melhorias no produto e campanhas mais eficientes.
3. Verificar indisponibilidade de produtos em concorrentes
Ao monitorar seu concorrente, é possível identificar lacunas temporárias na disponibilidade de ofertas. Essas lacunas podem indicar problemas com estoque e representam oportunidades para oferecer produtos substitutos ou similares, garantindo que sua loja esteja sempre pronta para atender a demanda.
4. Monitorar produtos exclusivos ou de edição limitada
Concorrentes que oferecem produtos exclusivos ou de edição limitada podem atrair mais tráfego e vendas. O lojista que consegue negociar com fornecedores para obter esses produtos, semelhantes ou variantes, também pode capturar uma fatia significativa do mercado. Esse acompanhamento próximo, inclusive, permite ao lojista sair na frente e lançar novidades antes mesmo da concorrência.
5. Entender a sazonalidade e o ciclo de vida de produtos
Quais ofertas são adicionadas ou removidas em determinadas épocas do ano? Monitorar o comportamento dos concorrentes em relação à sazonalidade pode fornecer percepções sobre como ajustar seu próprio mix de produtos ao longo do ano. A introdução de coleções sazonais ou a manutenção de itens perenes ajudam a equilibrar a oferta e garantir um portfólio atrativo em todas as épocas.
6. Identificar marcas e produtos populares
A quantidade de ofertas e presença de determinadas marcas ou produtos no segmento pode indicar tendências de mercado e preferências dos consumidores. Garantir que seu portfólio tenha produtos em alta ou de marcas populares possibilita capturar uma demanda crescente e gerar mais tráfego para sua loja — aumentando, por consequência, as vendas e a fidelização de clientes.
7. Mapear a penetração de marcas emergentes
O monitoramento contínuo permite identificar novas marcas que estão ganhando espaço e atendendo a novas demandas ou nichos de mercado. Ao acompanhar ofertas de concorrentes, é possível descobrir a necessidade (ou não) de investir em produtos desses fabricantes.
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Constância é o segredo para uma análise de mix de produtos de sucesso. Afinal, o e-commerce é extremamente volátil e, estar por dentro de todas suas mudanças, garante maior vantagem competitiva para as marcas.
Monitorar o mix de produtos de diversas lojas em planilhas limitadas pode ser um trabalho contraprodutivo e demorado. Por isso, contar com uma solução robusta de inteligência de mercado ajuda a tornar essa tarefa mais ágil e eficiente.
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