Inteligência de preço: como lojas podem usar dados para serem mais competitivas no e-commerce

Se você tem um negócio no e-commerce, certamente já ouviu falar sobre pricing (do inglês, precificação), ou inteligência de preço. Essa estratégia ganhou força nos últimos anos e pode ser definida como a análise de valor sobre um determinado produto para seu cliente final.

Na prática, trata sobre o processo de definir um preço a partir da análise de dados, que envolve desde custo de produção até valores praticados pela concorrência. O objetivo é garantir que as ofertas da sua loja sejam competitivas, lucrativas e atraentes para os consumidores.

Por que a inteligência de preço é importante?

Pense bem: os consumidores têm acesso instantâneo a comparações de produtos e preços em diversas lojas online. Nada pior do que precificar de forma inadequada e afastar clientes ou corroer margens de lucro, não é mesmo?

Saber definir o preço de suas ofertas de forma estratégica é o primeiro passo para se manter relevante no mercado — especialmente em segmentos onde a concorrência é acirrada. Isso gera resultados positivos, tanto para fabricantes, quanto varejistas, de forma orgânica e a longo prazo.

Como usar inteligência de preço na minha loja?

Monitorar preços da concorrência ajuda seu negócio a se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Sistemas de inteligência de negócio, como o WebPrice, permitem que lojistas acompanhem os preços da concorrência de forma otimizada em um dashboard atualizado em tempo real.

A análise de dados do e-commerce permite a geração de insights acionáveis relacionados a mix de produtos e análise de concorrência. Além dessas, outra vertente que fornece vantagem competitiva é a inteligência de preços. Confira quatro exemplos para colocar em prática:

1. Posicionar suas ofertas de forma competitiva

Ao monitorar constantemente os preços praticados pela sua concorrência, você entende como seus produtos estão alinhados com o mercado. O ajuste adequado pode otimizar sua competitividade, garantindo que os clientes vejam valor nas suas ofertas, sem comprometer suas margens de lucro.

2. Identificar descontos ou promoções

A flutuação brusca de preço pode indicar campanhas especiais de vendas. Com essa informação, é possível planejar campanhas mais estratégicas, tanto para competir diretamente com promoções de outras lojas, quanto para criar oportunidades e oferecer ofertas exclusivas para os consumidores.

3. Analisar segmentação por faixas de preço

Verificar as faixas de preços praticadas pela concorrência ajuda a identificar segmentos de mercado não atendidos. Isso abre oportunidade para, por exemplo, posicionar algum produto como premium, dependendo do objetivo da loja, ou então expandir o portfólio de produtos conforme as oportunidades identificadas.

4. Melhorar negociações com fornecedores

Ofertas com valores significativamente mais baixos na concorrência podem indicar melhores condições comerciais com fornecedores. Com essa informação, o lojista pode buscar novos contratos comerciais, negociar acordos prévios e solicitar descontos e/ou melhores condições de pagamento.

Monitore o e-commerce 24 horas por dia com dados confiáveis

Inteligência de preços vai muito além de simplesmente observar o que os concorrentes estão fazendo. Trata-se de uma estratégia que permite ao varejista posicionar suas ofertas de forma competitiva, reagindo rapidamente ao mercado.

Com o WebPrice, você tem acesso a um sistema otimizado e automatizado, 24 horas por dia. Esqueça planilhas e outras ferramentas limitadas: são mais de 135 milhões de ofertas processadas diariamente para varejistas de todo o mundo.

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